Trata-se do Projeto Inovação IPB HydroSAAP “Promover a eficiência hídrica em edifícios: Instalação e avaliação do desempenho de um sistema de aproveitamento de águas pluviais e de dispositivos eficientes” que surgiu pela necessidade de melhorar a gestão do consumo de água numa das residências de estudantes do Instituto Politécnico de Bragança. Ao mesmo tempo pretende promover o conhecimento técnico e científico, ainda pouco explorado em Portugal, sobre a monitorização “in situ” de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em edifícios, para usos não potáveis como lavagem de pavimentos e rega de zonas verdes. A instalaçao deste Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais para fins experimentais vai permitir investigar aspetos relacionados com o seu desempenho, avaliando-o do ponto de vista técnico e científico, ao mesmo tempo que será conjugado com a prática educacional.
Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR: Programa Impulso Jovens) e está alinhado com os objetivos do Plano Estratégico do IPB: Co-Criar um Futuro Sustentável, implementação 2022-2026. Pretende ainda contribuir para a afirmação da Aliança Estratégica para a Transição Regional STARS EU, e também para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Nos próximos meses será avaliado o desempenho do sistema e dos dispositivos de utilização eficientes, e a equipa espera que este seja um contributo para a promoção da gestão hídrica sustentável em espaço urbano.
Equipa do Projeto de Inovação HydroSAAP: Flora Silva, GICoS/ESTiG (Coordenadora do projeto); Ana M. Antão-Geraldes, CIMO/SusTEC/ESA; João Barros, Serviços de Manutenção e Conservação; Maria João Afonso, Laboratório de Processos Químicos/ESTiG; Gustavo de Oliveira, aluno de Mestrado em Engenharia da Construção/ESTiG e Centro Ciência Viva de Bragança