O IPB participou na segunda reunião do projeto VitEnoClimat, realizada em Itália

A segunda reunião de coordenação do projeto VitEnoClimat “Melhoria da formação em viticultura e enologia para mitigar os impactos negativos das alterações climáticas” (Improving the educational background of viticulture and enology to mitigate the negative impacts of climate change) realizou-se na Universita degli Studi di Padova (Campus de Conegliano) de 20 a 24 de fevereiro. Este é um projeto de Cooperação no Ensino Superior financiado pelo programa Europeu Erasmus+ e liderado pela Eszterhazy Karoly Katolikus Egyetem University (Hungria).

O consórcio inclui o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) a Universidade de Cádis (Espanha), a Eplefpa Bordeaux Gironde (França) e a Universita degli Studi di Padova (Itália). A reunião contou com a presença de membros de todas as instituições parceiras.

O programa de atividades incluiu diversas reuniões de gestão e coordenação das atividades do projeto, avaliação das ações realizadas até o momento, planeamento das atividades futuras e resultados a serem alcançados nos próximos meses. No último dia de trabalho, os participantes deslocaram-se à região vitivinícola de Conegliano-Valdobbiadene para visitar empresas vitivinícolas e tomar nota dos problemas recentes relacionados com os efeitos das alterações climáticas na viticultura desta importante região produtora do famoso vinho Prosseco.

O projeto centra-se em melhorar a cooperação entre várias universidades europeias e parceiros públicos e privados relevantes de todas as regiões vinícolas participantes. No âmbito do projeto foi concebida e lançada uma plataforma comum de e-learning onde serão disponibilizados conteúdos sobre o efeito das alterações climáticas na vitivinicultura e que serão futuramente integrados nos planos dos cursos de Enologia das Instituições participantes.

Para além de enriquecer os programas curriculares com informação atualizada sobre aspetos gerais das alterações climáticas, pretende-se melhorar o conhecimento dos alunos sobre as características das regiões vitivinícolas tradicionais da Europa e as interações específicas das regiões vitivinícolas de cada país com às alterações climáticas.

Na reunião estiveram presentes os professores Pedro Bastos e António Castro Ribeiro, responsáveis pelo projeto no IPB.