Objetivos

O projeto visa promover a cooperação entre diferentes universidades europeias na área da viticultura e enologia para responder aos futuros desafios das alterações climáticas no setor vitivinícola, de forma a mitigar os seus efeitos negativos a nível global e local. Esta é uma necessidade comum a todas as partes interessadas no setor vitivinícola (produtores de vinho, investigação e educação, estudantes, empresas locais e decisores políticos).

O principal objetivo do projeto é criar e fortalecer a cooperação entre instituições europeias no campo da educação. O projeto se concentra em atividades e práticas de alta qualidade para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas. O projeto fornecerá uma abordagem complexa para melhorar a eficácia da transferência de conhecimento sobre as interações entre viticultura e mudanças climáticas. Portanto, as atividades planejadas da cooperação responderão às necessidades e prioridades comuns da viticultura e educação do vinho.

Em particular, os objetivos são:

• Apoiar os sistemas educativos transnacionais e a mobilidade. O projeto visa melhorar a cooperação entre várias universidades/instituições europeias. A plataforma comum de e-learning oferecerá aos participantes a oportunidade de oferecer um ensino de alta qualidade.
  • Enriqueça o conhecimento dos alunos com informações atualizadas sobre aspectos gerais das mudanças climáticas.
  • Aprimorar o conhecimento dos alunos sobre as características das regiões vinícolas tradicionais e as interações específicas de cada país associadas às mudanças climáticas. Uma compreensão mais profunda das marcas, filosofias do vinho e património cultural destas regiões irá garantir uma valorização dos diferentes fatores locais (ambientais e humanos) que as influenciam.

Outras Instituições participantes

• Eszterhazy Karoly Katolikus Egyetem (Hungría)
  • Universidad de Cádiz (España)
  • Universita degli Studi di Padova (Italia)