InnoMeatEdu

Ferramentas digitais inovadoras aplicadas ao Ensino Superior de Ciência e Tecnologia da Carne sustentável: uma ligação entre a indústria e o meio académico – InnoMeatEdu.

A reunião de lançamento do Projecto Europeu competitivo InnoMeatEdu (KA220-HED Cooperation Partnerships Erasmus +), decorreu com sucesso em León (Espanha), nos dias 20 a 21 de Março.

InnoMeatEdu centra-se no desenvolvimento de material de formação inovador e digital para estudantes, professores e profissionais do sector da carne. Os tópicos do material educativo serão selecionados com base na avaliação dos currículos atuais nas universidades participantes, tendo em consideração a visão do setor da indústria da carne, com base nos lapsos identificados na formação do seu corpo técnico. O material digital dirige-se à produção e transformação de carne, segurança, qualidade e empreendedorismo, e sustentabilidade no sector da carne. O material será de livre acesso no formato de Cursos Massivos Online em Formato Aberto – MOOC através de uma plataforma interativa que será desenvolvida no âmbito do projeto e estará disponível em várias línguas. O InnoMeatEdu baseia-se na cooperação de diferentes instituições e indústrias, com a colaboração de várias associações do sector alimentar e da carne, ligando o meio académico à indústria da carne, através dos parceiros associados e também através da plataforma interativa que funcionará como instrumento de disseminação do material de formação a todas as partes interessadas.

O consórcio, coordenado pela Universidade de León (Departamento de Higiene Alimentar e Tecnologia Alimentar, Faculdade de Veterinária, Espanha) é constituído pelos seguintes parceiros

• Universidade de León (Espanha)
  • Universidade da Tessália (Tessália, Grécia).
  • Universidade de Parma (Parma, Itália).
  • Universidade de Warmia e Mazury em Olsztyn (Olsztyn, Polónia).
  • Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal).
  • Centro Tecnológico da Carne (CETECA, Ourense, Espanha).
  • 4Obs, Empresa de Consultoria e Comunicação (Grécia).

Os parceiros associados são 33 indústrias e associações (ciência e tecnologia da carne e dos alimentos), dos países participantes.

O projeto teve início em setembro de 2022 e terá a duração de 3 anos.

Para mais informações ou manifestação de interesse em participar como parceiro associado, poderá contactar a coordenadora, Profª Teresa Mª López-Díaz – teresa.lopez@unileon.es.