Várias actividades foram desenvolvidas neste âmbito, nomeadamente: apoio técnico/estudos, análises laboratoriais, formação profissional, encontros e seminários acolhidos e realizados pela ESA, apoio a Associações diversas, divulgação de informação europeia e apoio aos agricultores, nomeadamente através do protocolo com o Centro de Gestão da Terra Fria.
O apoio técnico/estudos é prestado, em geral, no âmbito protocolos de colaboração com entidades diversas, sendo de destacar a participação da ESA na monitorização de habitats do Parque Nacional da Peneda Gerês, Parque Natural da Serra da Estrela, a elaboração dos Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho, a colaboração no Plano Regional de Ordenamento do Território de Trás-os-Montes e Alto Douro e Inventário Florestal Nacional.

Acção Entidades requerentes
Elaboração de texto com inclusão de fotografias para o manual de divulgação da medida “Lameiros e outros prados e pastagens de elevado valor florístico” do Programa RURIS
Direcção Geral do Desenvolvimento Rural
Monitorização dos habitats na área de intervenção do projecto LIFE, na margem direita do rio Gerês na freguesia de Vilar da Veiga no PNPG.
Parque Nacional da Peneda Gerês
Caracterização dos habitats naturais e do uso do solo, na área de intervenção do Parque Natural da Serra da Estrela (monitorização e cartografia em ArcView à escala 1: 25000).
Parque Natural da Serra da Estrela
FDO- Construções, Lda; Eusébio & Filhos, S.A.
Caracterização da Rota da Terra Fria Transmontana (elaboração de textos e cartas temáticas relativas ao clima, aos solos, aos riscos de erosão dos solos e à fisiografia)
DHV TECNOPOR, Consultores Técnicos, Lda
AQUARIPORT/AQUABEM – Avaliação da qualidade ecológica de rios portugueses com base nas comunidades piscícolas
ISA, ADISA, DGRF
Avaliação Comparada dos Aproveitamentos Hidroelécticos do Baixo Côa e do Alto Sabor
AGRI – PRO Ambiente, Consultores S.A
Plano Regional de Ordenamento do Território
CCDRN
Colaboração na Elaboração do 5º Inventário Florestal Nacional
Direcção – Geral dos Recursos Florestais
Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho
ICN
Inventariação das árvores da cidade do Porto
Câmara M. Porto
Câmara M. Bragança
Plano sectorial da Rede Natura 2000
ICN

De entre as outras acções de apoio à comunidade, destaca-se a colaboração com a Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Mirandesa (ACBRM), a Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina da Terra Fria (CORANE), as autarquias e o Instituto de Conservação da Natureza (ICN) entre outras.

Convém referir ainda outras formas de divulgação e projectos de apoio à comunidade em que a ESA tem estado envolvida. Neste âmbito destacam-se: a Federação Nacional de Raças Autóctones (FERA), a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM), o Centro de Gestão da Terra Fria (CGTF), o Centro de Informação Europe Direct, o projecto Rede de Gestão Agrícola (REGA), o projecto RURALNET, a Associação para a Defesa e Fomento da Cultura do Lúpulo e o projecto Escola & Comunidade.

O envolvimento da Escola na FERA, ACBRM e no CGTF é efectuado de acordo com os protocolos existentes, segundo os quais a ESA disponibiliza as infra-estruturas necessárias ao seu funcionamento e estas entidades facultam apoio que a Escola necessita no âmbito das suas actividades. Pode-se referir a título de exemplo o apoio que estas entidades disponibilizam aos docentes e alunos no desenrolar de projectos de investigação e de trabalhos de fim de curso, na divulgação de novas tecnologias junto dos agricultores que representam e no apoio ao Serviço de gestão das UEA.

Colaboração com a CORANE (Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina – Terra Fria):

  • na inventariação, levantamento e estudo dos pombais tradicionais existentes na sua zona de influência (concelhos de Vinhais, Bragança, Vimioso e Miranda do Douro);
  • no projecto “Terres des Riviéres” (Interreg IIIC).

Apoio à Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa e à Cooperativa Agro Pecuária Mirandesa (entidade gestora da DOP Carne Mirandesa).

O projecto REGA foi implementado no âmbito do programa Cidades Digitais e tinha como objectivo aumentar a eficiência das empresas agrícolas através de um melhor controlo da informação interna e externa e de um mais fácil acesso a mercados mais vastos. Para tal o projecto REGA consistiu basicamente na criação de uma rede Intranet entre agricultores e Centros de Gestão, de modo a permitir, nomeadamente, criar uma feira virtual, introduzir remotamente dados em articulação com uma aplicação de contabilidade, consultar e trocar informação, tendo para o efeito sido desenvolvidas algumas aplicações e um “site” Internet.

O projecto RURALNET foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança (ESTiG), tendo como objectivo a divulgação e comercialização de produtos regionais via Internet.

Colaboração na Inventariação e Caracterização do Património Micológico do Parque Natural de Montesinho.

Colaboração no Plano de Desenvolvimento Sustentado da Floresta do Concelho de Vinhais em parceria com a ARBOREA, Parque Natural de Montesinho e Município de Vinhais. Inventariação e caracterização das árvores ornamentais do perímetro urbano de Bragança, em parceria com a Câmara Municipal de Bragança.

Apoio técnico em tecnologias SIG, colaboração com Associação de Municípios do Vale do Douro Sul e implementação do SIG na Casa do Douro.

Fornecimento de ficheiros da base GPS para correcção diferencial.

Plataforma de webSig na criação de mapas interactivos.

Disponibilização de dados climáticos.

Estação Hidrométrica do Pontão do IPB – Campus de Santa Apolónia.

Colaboração, ao abrigo de um protocolo, no “Screening” de uma livraria de cDNA de Trichoderma, com a empresa de biotecnologia NEWBIOTECHNIC, S.A.

Nas instalações da ESA, funcionam ainda o Centro de Gestão da Terra Fria. Tem um funcionamento independente da Escola, pelo que a ligação à ESA se concretiza através de um protocolo de colaboração que permite múltiplas vantagens mútuas: o Centro apoia a Escola no âmbito da gestão das quintas, na realização de estágios curriculares, ao passo que a Escola presta ao Centro apoio técnico, científico e no âmbito de acções de formação.

DICTIS – Programa de luta biológica para tratamento do Cancro do Castanheiro (Cryphonectria parasitica)

TRANFER+.TEC.CASTANHA Reforço da transferência de conhecimento científico e tecnológico da fileira da castanha para o setor empresarial

LAS Laboratório de Análise Sensorial