Objetivos

• Avaliar diferentes estratégias de rega deficitária de forma a identificar a que permite uma melhor eficiência do uso da água. Estão instalados cinco tratamentos de rega.
  • Avaliar o efeito que diferentes dotações de rega podem ter na eficiência da colheita mecanizada. Por eficiência da colheita entende-se a percentagem de frutos colhidos relativamente à produção total. Diferentes dotações de rega deverão influenciar a relação FRF/peso dos frutos e a eficiência da colheita mecânica. Além da evolução de FRF/peso dos frutos ao longo do período de maturação será também avaliada a capacidade de trabalho do equipamento de colheita mecânica.
  • Avaliar em diferentes tratamentos de rega e de cobertura do solo, os impactes das operações de colheita mecânica sobre o solo superficial na degradação da sua estrutura, compactação e redução da infiltração, o que representa um potencial para riscos acrescidos de erosão.
  • Avaliar os efeitos que diferentes dotações de rega têm na qualidade do azeite produzido.

Responsável na ESA

Arlindo Castro Ferreira Almeida
Tel.: 273303218 E-mail: acfa@ipb.pt
Departamento: Produção e Tecnologia Vegetal