Objetivos

O projecto tem por objectivo fomentar as boas práticas na fileira da oliveira e do azeite através da sua divulgação numa rede que engloba todos os intervenientes desde o sector produtivo (olivicultores, lagareiros, engarrafadores), associações de produtores e instituições de ensino superior e investigação. O projecto estará centrado em acções de promoção do regadio e utilização eficiente da água, aconselhamento técnico à plantação e reconversão de olivais, gestão do solo e controlo de infestantes, determinação do momento óptimo de colheita das variedades mais representativas de Trás-os-Montes, rastreabilidade e segurança alimentar no sector do azeite, etc.

Responsável na ESA

Manuel Ângelo Rosa Rodrigues
Tel.: 2730303237 E-mail: angelor@ipb.pt
Departamento: Produção e Tecnologia Vegetal

Outros Elementos da Equipa:
Albino António Bento
Arlindo Castro Ferreira de Almeida
José Alberto Cardoso Pereira
António Castro Ribeiro
Margarida Maria Pereira Arrobas Rodrigues

Outras Instituições participantes

• Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Instituto Piaget, Coop. para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico CRL
  • Piaget Alimentar, Unipessoal, Lda.
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Câmara Municipal de Mirandela