O projecto desenvolve-se em duas vertentes distintas:
1) Identificação e distribuição de variedades autóctones, actualmente minoritárias, de videira com o objectivo de resolver, por um lado diversos problemas de sinonímia e homonímia e, por outro lado, abrir a possibilidade de cultivo das mais interessantes;
2) Avaliação da resposta à rega da casta Tinta Roriz, em condições distintas de cultivo, nas zonas castelhano-leonesa e portuguesa do rio Douro.
Os objectivos do projecto resumem-se nos seguintes pontos:
  • Identificar variedades autóctones de videira nas diversas regiões atravessadas pelo rio Douro;
  • Completar a sua identificação através de métodos ampelográficos e de análise genética, e a partir dessa identificação estabelecer as verdadeiras sinonímias e homonímias entre as variedades de ambas as regiões;
  • Conhecer a distribuição dessas variedades e avaliar a possibilidade de começar a estabelecer as bases para um possível processo de selecção clonal e sanitário.
  • Avaliar a resposta da casta Tinta Roriz, nos aspectos ecofisiológicos, agronómicos e de qualidade dos mostos, em condições de rega moderada, nas zonas portuguesa e castelhano-leonesa do Douro.
  • Estabelecer níveis de rega adequados para uma utilização racional da rega em distintas condições de cultivo da vinha.

Responsável na ESA

Prof. Doutor António Castro Ribeiro