Objetivos

Identificação e análise funcional de genes envolvidos na interacção de Phytophthora cinnamomi com três espécies importantes de Fagaceae e assim contribuir para a elucidação da base molecular da patogenicidade.

1. Desenvolver linhas celulares de raiz de sobreino e castanheiro para serem usadas como um modelo simplificado no estudo da activação de sinais de transdução, e de genes envolvidos na resposta de defesa a cinamominas,( GIP e NPPI) e quantificação na membrana plasmática do fluxo de esteróis provocado pela presença de cinamominas.
    2. Comparar o efeito das elicitinas, GIP e NPPI na infecção de sobreiro e castanheiro, utilizando P. cinnamomi (cepas selvagens e transformada) em plantas tolerantes e sensíveis.
    3. Estudo da extensão da colonização do tecido vascular por Phytophthora cinnamomi em relação com a natureza da linhagem do hospedeiro.
    4. Estudar a localização celular de cada elicitin nos tecidos radiculares infectados dos hospedeiros.

Responsável na ESA

Altino Branco Choupina
Tel.: 27330 3371 E-mail: albracho@ipb.pt
Departamento: Biologia e Biotecnologia