No âmbito do projeto AF4EU, realizou-se na quarta-feira, dia 13 de setembro, no IPB, o 1º Workshop da Rede Portuguesa de Inovação Agroflorestal. A maioria dos membros da rede, composta por agricultores, decisores políticos e agentes da administração, multiplicadores, investigadores e consultores, estiveram presentes e participaram ativamente na identificação das necessidades de extensão agroflorestal, bem como análise de pontos fortes e pontos fracos dos Sistemas Agroflorestais como modelo de negócio (SWOT).
O objetivo do AF4EU é a promoção dos Sistemas Agroflorestais na Europa através do desenvolvimento de uma rede agroflorestal interativa, orientada para a inovação com a participação de diversos grupos de stakeholders. A modalidade de produção agroflorestal Agroflorestais (AF) é um tipo de prática agrícola inteligente em termos climáticos (CSA) que envolve a integração intencional de vegetação lenhosa (árvores ou arbustos) com sistemas de culturas e/ou animais para beneficiar das interações ecológicas e económicas resultantes. O Consórcio AF4EU é composto por 12 parceiros de 10 países diferentes e conta com a contribuição de 5 entidades associadas.
A RAIN portuguesa está centrada na região da Comunidade Intermunicipal de Terras de Trás-os-Montes, tendo como principal objetivo a redução do risco de incêndio e a promoção da sustentabilidade dos sistemas de pecuária extensiva.