Objetivos

O projecto Life SILFORE, pretende demonstrar que é possível aumentar a resiliência das florestas atlânticas e subatlânticas da Europa face às alterações climáticas, através da gestão silvopastoril.

O LIFE SILFORE é um projeto de demonstração que apresenta os seguintes desafios:

• Reduzir a biomassa combustível através do pastoreio.
  • Aumentar a diversidade biológica favorecida pela geração de múltiplos gradientes de luz, humidade, fertilidade, etc., bem como de diversos nichos ecológicos para plantas e animais com diferentes necessidades. Esta biodiversidade é uma peça chave para garantir a resiliência das manchas arbóreas face a impactos como os gerados pelas alterações climáticas.
  • Conservar o fornecimento dos serviços ecossistémicos à escala paisagística e regional.

Resultados esperados

LIFE SILFORE melhorará a sustentabilidade económica, social e ambiental das florestas com o aumento e diversificação dos rendimentos da população do meio rural, criando emprego, combatendo o despovoamento bem como promovendo a biodiversidade como garantia do seu correto funcionamento e disponibilização de serviços, ecossistemas.

Como é que isso acontece?

Responsável na ESA

Marina Meca Ferreira de Castro
Tel.:273 303345 E-mail: marina.castro@ipb.pt
Departamento: Ambiente e Recursos Naturais