Objetivos

O projeto IND_CHANGE pretende fornecer uma visão integradora dos efeitos das pressões em múltiplos indicadores e várias escalas permitindo suportar decisões mais consistentes da administração e dos privados, aplicando diversas ferramentas de modelação sob uma abordagem teórica e computacional comum, espacial e temporalmente explícita. O objetivo será a melhoria da capacidade existente de prever, de forma precisa, as respostas de indicadores ecológicos às alterações da paisagem sob cenários de gestão alternativos.
Este projeto colaborativo envolverá cientistas e parceiros institucionais na avaliação de três perguntas principais:
  1. São os dados existentes adequados para estimar os indicadores relevantes de mudança sócioecológica, e quais são as principais lacunas?
  2. Que abordagens de modelação são mais adequadas para fornecer e prever estimativas dos indicadores sob condições atuais e futuras?
  3. Podem ferramentas computacionais integradoras e colaborativas melhorar e disseminar a aplicação da investigação sócio-ecológica apoiada em modelos no planeamento e na gestão adaptativa dos territórios?

Responsável na ESA

João Carlos Martins Azevedo
Tel.: 273303341 E-mail: jazevedo@ipb.pt
Departamento: Ambiente e Recursos Naturais