Objetivos

Melhorar a qualidade genética e fisiológica do material reprodutivo de sobreiro usado nas arborizações. Os resultados dos vários ensaios experimentais de uma rede do projecto Euforgen serão integrados segundo várias perspectivas – ecofisiológica, genética quantitativa e biologia molecular – para compreender as suas interacções e avaliar a plasticidade fenotípica, particularmente em condições de secura, contribuindo para ajustar os limites das regiões de proveniência e definir zonas de transferência de sementes. Avaliar as características morfológicas, fisiológicas e bioquímicas em ambiente controlado e em populações contrastantes, para uma melhor compreensão dos processos biológicos que influenciam a tolerância à secura e uma melhor distribuição das populações pelas áreas de plantação. Avaliar a precocidade da produção de sementes e a susceptibilidade das bolotas aos fungos num pomar de sementes e estudar o ciclo de infecção da Ciboria batschiana, cobrindo a floração, maturação do fruto, apanha e armazenamento. Com base nessa informação, espera-se contribuir para a caracterização e identificação da Ciboria batschiana, o que será útil para o delineamento de tratamentos da semente e prolongamento dos tempos viáveis de armazenamento.

Responsável na ESA

Maria do Sameiro Ferreira Patrício
Tel.: 273303294 E-mail: sampat@ipb.pt
Departamento: Ambiente e Recursos Naturais