Objetivos

Com o presente projecto pretende-se dinamizar a aplicação, ao olival transmontano, de estratégias de protecção contra pragas assentes na conservação e valorização da fauna auxiliar indígena, através fundamentalmente da condução da cobertura do solo. Por outro lado pretendem-se definir orientações destinadas a minorar os efeitos secundários dos tratamentos efectuados contra a mosca-da-azeitona, sobre aquela fauna e sobre a qualidade da produção. Na mesma óptica, pretende-se, ainda, demonstrar a importância da antecipação da data da colheita na redução dos prejuízos causados pela praga, sobretudo em anos em que os ataques assumem maior gravidade. A concretização destes objectivos assenta por um lado em conhecimento técnico-científico obtido, em grande parte, através da participação de elementos da equipa em diferentes projectos, realizados nomeadamente no âmbito do PAMAF-I&D, ou que decorrem no âmbito do AGRO-DE&D. Por outro lado, recorrerá a metodologias inovadoras, como a utilização da técnica de “finger printing” na detecção de resíduos de insecticidas nas azeitonas e de testes ELISA na detecção desses resíduos, quer nas azeitonas, quer no azeite.

Responsável na ESA

Prof. Doutor José Alberto Cardoso Pereira