Objetivos

O hidromel é uma bebida alcoólica tradicional, obtida por fermentação do mel, que contém 8-18% (v/v) de etanol. A fermentação do hidromel demora muito tempo, geralmente diversos meses. A taxa de fermentação depende, sobretudo, da variedade do mel, da estirpe de levedura, da composição do meio de cultura e do pH extracelular.
Com este projecto, pretendemos estudar a capacidade destas leveduras para produzir hidromel e comparar o seu comportamento com as leveduras comerciais utilizadas na indústria vitivinícola. Serão utilizadas células (livres e imobilizadas) em sistemas contínuos e descontínuos de forma a reduzir/ impedir “amuos”e atrasos na fermentação, ocorrência de fermentações secundárias e contaminações indesejáveis. Além disso, será avaliada a possibilidade de diminuir o tempo de fermentação e os custos de produção, contribuindo para este último aspecto, a eliminação, total ou parcial, da fase de filtração.
Concluindo, com este projecto, serão obtidos novos conhecimentos na produção do hidromel, contribuindo deste modo, para aumentar a informação científica da comunidade. Adicionalmente, poderão surgir novas oportunidades para a população do Norte de Portugal, devido à perspectiva de produzir novos produtos a partir de outros já existentes nesta região. Convém salientar que, o mel, actualmente está a ser comercializado a preço abaixo do custo de produção, tornando-se imperioso encontrar novas fontes de receita que contribuam para viabilizar as empresas apícolas Nacionais.

Responsável na ESA

Maria Letícia Miranda Fernandes Estevinho
Tel.: 27330 3342 E-mail: leticia@ipb.pt
Departamento: Biologia e Biotecnologia

Outros Elementos da Equipa:
Isabel Cristina Fernandes Rodrigues Ferreira
Elsa Cristina Dantas Ramalhosa
Luís Avelino Guimarães Dias
Joaquina Teresa Gaudêncio Dias
Ermelinda Lopes Pereira
Sância Maria Afonso Pires

Outras Instituições participantes

  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Financiamento

Duração

De 2007-07-01 a 2010-12-31