Objetivos

Nos últimos anos, os membros deste projecto têm vindo a estudar a reologia do sangue, em capilares de vidro, utilizando um sistema micro-PIV confocal. Muito recentemente, devido à capacidade única e aos benefícios dos microcanais em PDMS em controlar de forma eficiente e de replicar in vivo ambientes microvasculares, estamos a direcionar a nossa investigação para o estudo da reologia do sangue em instrumentos biomicrofluídos, baseados em PDMS. É possível criar uma camada de plasma artificial, em determinadas condições geométricas e hemodinâmicas, para além disto a espessura da camada de plasma aumentou devido à existência de uma estenose artificial. Acreditamos ser possível usufruir desta descoberta hemodinâmica para desenvolver um biochip simples e bastante fiável, capaz de desempenhar, ao mesmo tempo, as funções de separação e deformação. Neste contexto os principais objectivos e benefícios deste projecto são:
  • Compreender fenómenos hemodinâmicos, tais como o efeito dos parâmetros geométricos e hemodinâmicos responsáveis pela criação da camada de plasma, com a finalidade de optimizarmos a performance de um biochip.
  • Quantificar a variação dinâmica da queda de pressão, a velocidade e a deformação, associadas ao movimento dos GVS nos microcanais restringidos , usando um sistema micro- PIV/PTV
  • avaliar o IDC de células sanguíneas, doentes e medicadas, sem alterar o seu estado original.
  • Por último, desenvolver um dispositivo biomédico simples, portátil e pouco dispendioso, para testes de hematologia clínica e farmacêutica, que consiga realizar, de uma só vez, a separação e a deformação das células dentro da camada de plasma.

Responsável na ESA

Teresa Montenegro Correia
Tel.: 2733033349 E-mail: tcorreia@ipb.pt
Departamento: Ciência Animal