O projeto aborda a:

• Dieta Mediterrânica e o levantamento de populações tradicionais de trigo e centeio e milho;
  • caracterização agronómica, genética e química dos cereais tradicionais e produtos transformados, incluindo a autenticidade dos produtos;
  • identificação de estratégias de mercado para promover o consumo desses cereais e produtos transformados, enfatizando a segurança alimentar e a saúde;
  • comunicação com campanhas de sensibilização dos consumidores e educação sobre a importância dos cereais tradicionais na alimentação.

Resultados esperados

O projeto pretende: criar cadeia de valor para incentivar o uso de cereais locais e promover a agricultura biológica; ter maior conhecimento sobre as características dos cereais locais e sua adequabilidade para produtos transformados, considerando o valor nutricional, organolético e a saúde dos consumidores; aumentar a acessibilidade dos agricultores a variedades de cereais adaptadas às condições agroecológicas das regiões, com qualidade comercial e de transformação valorizada pelo mercado; criar novas oportunidades de mercado para produtos locais de qualidade, conhecendo melhor os gostos e preferências dos consumidores; criar redes de troca de conhecimentos e experiências entre os agentes da cadeia de valor, desde os agricultores até os consumidores, abrangendo o conhecimento científico e prático; promover a sustentabilidade e a segurança alimentar, além de valorizar a diversidade cultural e a produção local.

Responsável na ESA

Doutor Luís Avelino Guimarães Dias
Tel.:273 303318 E-mail: ldias@ipb.pt
Departamento: Ambiente e Recursos Naturais

Outros Elementos da Equipa:
Maria Letícia Miranda Fernandes Estevinho
Paula Alves Cabo
Sandra Sofia Quinteiro Rodrigues

Outras Instituições participantes

• CNA – Confederação Nacional da Agricultura
  • New Organic Planet Lda.
  • ADER-SOUSA – Assoc. de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa
  • Instituto Nacional De Investigação Agraria E Veterinaria I P