Objetivos

A recolha e análises de sangue são bastante usadas em laboratórios clínicos tradicionais para o diagnóstico de diversas doenças como a diabetes mellitus e a malária. Estudos recentes têm demonstrado uma indicação crescente de que a deformação dos glóbulos vermelhos depende do estado de saúde do paciente. O número de diabéticos está a aumentar dramaticamente. Este facto constitui grande preocupação. Os métodos tradicionais usados na investigação sobre deformação dos glóbulos vermelhos requerem duas etapas: a separação destes do plasma em suspensão, seguida da deformação dos mesmos. As amostras de sangue usadas para este fim, precisam, primeiro, de passar por uma série de procedimentos, que podem alterar o estado original dos glóbulos vermelhos e assim influenciar os resultados de análises posteriores.
O objectivo deste projecto é projectar e implementar um microdispositivo biomimético capaz de executar de forma eficiente e num só passo, a separação dos glóbulos vermelhos doentes dos saudáveis, podendo ser um instrumento clínico viável para avaliar o impacto da deformação dos glóbulos vermelhos numa rede microvascular. Este novo microdispositivo poderá eliminar horas de trabalho, e reduzir possíveis erros de procedimentos, fornecendo uma estratégia valiosa para encontrar novos biomarcadores para a detecção precoce de diversas doenças hematológicas.

Responsável na ESA

Teresa Montenegro Correia
Tel.: 2733033349 E-mail: tcorreia@ipb.pt
Departamento: Ciência Animal

Outras Instituições participantes

• Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
  • Centro Hospitalar do Nordeste E- PE (CHNE)
  • Instituto Superior Técnico (IST/UTL)
  • Tohoku University (Tohoku Univ.)
  • Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte (FE/UP)

Financiamento

Duração