A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Curso de BioInformática

29 Abril 2005 - 30 Abril 2005

O projecto Interreg IIIA – COMBATINTA em colaboração com a Comissão de Curso de engenharia Biotécnológoica e o Nùcleo de engenharia Biotecnológica da Escola Superior Agrária de Bragança vai levar a cabo nos dias 29 e 30 de Abril um curso subordinado ao tema da BioInformática.

O Objectivo primeiro desta iniciativa é o de proporcionar aos estudantes, docentes e investigadores transmontanos o contacto com uma área científica de vanguarda, sob a prelecção de reputados oradores internacionais. O curso fornecerá um diploma e conterá na sua organização, secções teóricas e práticas. O curso deverá permitir aos estudantes o domínio das mais recentes ferramentas e técnicas de bioinformática assim como adquirir um conhecimento multidisciplinar em Biologia Molecular Computacional.

Tanto o conhecimento do funcionamento das ferramentas de bioinformática, como os problemas de biologia que podem ser estudados ou resolvidos por meio de “softwares” utilizados em computadores, são uma nova fonte de pesquisa e trabalho para investigadores interessados em identificar novos genes ou novas proteínas, bem como para matemáticos e cientistas da área de computação que desejem desenvolver e aplicar novos algoritmos computacionais a problemas da biologia. O aparecimento da Internet não só permitiu a disseminação deste conhecimento como também funcionou como agente catalisador de cooperação entre cientistas.

As recentes aplicações da bioinformática atingem hoje todas as áreas do conhecimento relacionadas com a vida e vão desde a medicina (diagnóstico e tratamento), farmácia (desenvolvimento de novos fármacos), biotecnologia (controlo de qualidade e desenvolvimento e aplicação de novos produtos), agricultura (aumento da produtividade e melhoria dos alimentos), etc. As perspectivas futuras colocam esta área do conhecimento no centro das investigações científicas mais avançadas.

29 Abril 2005
Fim: