A Escola Superior Agrária (ESA) localiza-se no Campus de Santa Apolónia, em Bragança, que partilha com outras Escolas do Instituto Politécnico.
Acesso
No Portal do Candidato poderás encontrar todas as informações sobre as candidaturas para a ESA
Mapas
Porquê escolher a ESA?
Das várias razões para escolher a ESA como a sua escola de formação em biociências, algumas merecem especial destaque:
Qualidade de ensino
O Instituto Politécnico de Bragança conduz, desde há 15 anos, um dos mais ambiciosos programas de qualificação de docentes, sendo hoje o seu corpo docente o mais qualificado do sistema Politécnico. Na ESA, 65% do corpo docente tem o grau de Doutor, cumulativamente ao grau de Mestre. A qualidade de ensino e o compromisso de manter a propina anual em 1,3 vezes o salário mínimo nacional constituem claros benefícios para quem opta por estudar connosco.
Campus integrado na cidade
A ESA encontra-se no centro da cidade, com acesso às instalações sem necessidade de transportes, a que se aliam custos baixos de alojamento (75-100 €/mês por quarto individual).
Ambiente amigável
Reflexo do ambiente hospitaleiro da cidade de Bragança, com qualidade de vida entre as melhores de Portugal, a ESA goza de uma atmosfera informal e de proximidade. Os elementos da vasta equipa do Instituto mantêm relações de cordialidade e abertura permanente com os alunos.
Instalações de lazer e de apoio aos estudantes
Campo de jogos e pistas de atletismo de nível olímpico formam um complexo desportivo valioso, aberto aos alunos e à comunidade. As cantinas do Instituto servem a baixo custo uma média de 1700 refeições diárias (2,00€/refeição).
Cidade com recursos culturais e raízes históricas
Bragança é hoje uma realidade enriquecida pela diversidade de estudantes do Politécnico. Os recursos culturais da cidade aliam-se para dar aos alunos uma experiência de vida mais rica e completa, com uma oferta cultural bem à medida do ambiente universitário.
Internacionalização
Um programa de internacionalização muito activo, compreendendo dezenas de acordos com Universidades europeias, torna o Instituto preferido por mais de 300 estudantes internacionais. A dinâmica e expressiva comunidade de estudantes dos PALOPs faz parte desta realidade. Protocolos com Universidades do Brasil resultam na permuta de mais de uma dezena de alunos por ano.
Valorização pessoal
O convívio com colegas provenientes de realidades culturais diversas é um contributo poderoso para a formação humana e cívica dos nossos alunos. Na Escola Agrária verifica-se grande diversidade de proveniência de alunos, tanto nacionais como internacionais. Esta vivência é decisiva para a valorização pessoal e para o lançamento de pontes para projectos futuros.
Recursos
Instalações modernas e bem equipadas, fruto da realização de projectos de investigação, são um suporte inestimável para a qualidade do ensino ministrado. Desde o início dos estudos os alunos contactam com as realidades objectivas.
Rede wireless
Um sistema de comunicações sem fios abrange todas as instalações do IPB, tanto no interior como no exterior, permitindo o acesso a serviços e informação pela Internet, mesmo nos jardins do campus.
Facilitação de procedimentos
As formalidades académicas são aqui muito facilitadas graças ao uso inovador das tecnologias de informação. Até as refeições nas cantinas podem ser adquiridas à distância, e de qualquer ponto do país é possível realizar matrículas e outros procedimentos online.