Os investigadores do CIMO, responsáveis pela participação do IPB no Projeto Life SILFORE receberam a visita de investigadores dos projetos Life MIDMACC , Life – Maronesa, numa ação de Networking.
Na passada quarta-feira dia 22 de novembro, o IPB recebeu a visita de investigadores dos projetos Life MIDMACC – Adaptando la media montaña al cambio climático, Life – Maronesa – Sensibilização do Mercado para as Oportunidades da Pecuária Extensiva e da Agricultura Sustentável.
Esta ação de Networking, promovida pela equipa do Life SILFORE – Hacia la conservación y gestión de sistemas agroforestales resilientes a través del silvopastoralismo, incluiu uma visita de campo a uma das áreas de demonstração do SILFORE, situada em Vilarinho de Cova de Lua e posteriormente apresentações conjuntas das equipas do SILFORE e MIDMACC.
Os três projetos centram-se na problemática das zonas de montanha do sul da Europa, consideradas altamente sensíveis aos impactos das alterações climáticas devido, entre outros fatores, à diminuição da água disponível, à extensão e gravidade das secas e ao aumento da frequência dos incêndios.
Do ponto de vista socioeconómico, estas áreas sofreram, nas últimas décadas, um abandono rural significativo, com a consequente redução da atividade socioeconómica, o que levou a uma perda progressiva do mosaico paisagístico. E como medidas de adaptação destas regiões às novas condições procuram encontrar soluções para recuperar o mosaico agro-silvo-pastoril.