Aconteceu ontem nos Lagos de Sabor.
Ontem (19/03/2025), um grupo de 20 estudantes, investigadores do CIMO e professores do Instituto Politécnico de Bragança, juntamente com funcionários da Câmara Municipal de Mogadouro e da empresa Floponor, reflorestaram mais de 500 árvores nos Lagos do Sabor, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta e do Dia Mundial da Árvore, 21 de março, e de forma a dar continuação das atividades pós-projeto de ForestWaterUp (2022-2024).
Com esta ação pretendem contribuir para a regeneração dum ecossistema que desapareceu após o grande incêndio de Picos: a floresta mediterrânica.
Foram plantadas 550 árvores provenientes do banco de sementes da floresta autóctone que não arderam neste incêndio:
250 sobreiros (Quercus suber)
200 azinheiras (Quercus rotundifolia)
100 medronheiros (Arbutus unedo)
Juntamente com as plantas, foram incorporadas no solo duas Soluções Naturais como práticas de conservação do solo e da água.
1500 l de composto florestal (780 kg);
600 g de biochar de alta qualidade;
A área reflorestada abrangeu uma área de aproximadamente 1 hectare, o que reduzirá a Pegada de Carbono e aumentará o sequestro de Carbono em 108 toneladas por ano (de acordo com o NIR) uma vez a floresta recupere.
A atividade insere-se numa Atividade de educação contínua realizada pela ESA, IPB, no âmbito do ECOLOGY DAY e que teve início no outono de 2023, com a recolha de sementes em florestas nativas; em janeiro de 2024 foram realizadas as sementeiras; o crescimento das plantas foi monitorizado durante 1 ano para fornecer dados científicos sobre estas espécies e finalmente, na primavera de 2025 foram plantadas, tornando-se as Guardiãs dos Lagos de Sabor.
Gostaríamos de agradecer a todos os participantes, à ESA por disponibilizar as estufas do IPB e aos investigadores do CIMO por contribuírem para o desenvolvimento e bem-estar da região de montanha de Trás-os Montes.
P´la organização
ForestWUp e Ecology Day

