História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
XVIII Semana das Ciências Agrárias
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Estação Hidrométrica do Pontão do IPB
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Centro de Investigação de Montanha

Centro de Investigação de Montanha (CIMO) desenvolve investigação multidisciplinar cuja coerência resulta de um objecto comum: a montanha. Esta é aqui entendida como um espaço de relevo movimentado, relevo este que actua como um factor ecológico ou restrição fundamental na organização dos ecossistemas e do uso do território. Refira-se que a montanha portuguesa tem características próprias que lhe advêm da altitude, posição biogeográfica, de um uso humano muito antigo e de um forte carácter mediterrânico e oceânico, factos estes que aportam novidade frente a outros centros de investigação europeus congéneres.
Página do Centro

A investigação no CIMO incide em duas vertentes fundamentais:

• Ecossistemas e ordenamento do território Nesta vertente decorrem trabalhos de qualidade ambiental, inventariação da biodiversidade, gestão de recursos silvestres, elaboração de planos de conservação da biodiversidade, interacção entre o uso da terra e as dinâmicas sociais, os sistemas paisagísticos tradicionais, as sociedades rurais, a história da evolução do território e as metodologias de avaliação e representação do território.
  • Valorização de agroecossistemas As actividades de investigação desenvolvidas incidem sobretudo nas componentes pecuárias, nas culturas arvenses que lhes estão associadas, na fruticultura e na silvicultura; desde as tecnologias de produção, protecção integrada e biotecnologia até à tipificação, valorização e segurança de produtos alimentares.
O CIMO tem ainda como objectivo orientador a sustentabilidade dos sistemas objectos de estudo e a qualificação e intensificação das interacções entre o ensino e a investigação.

Coordenador:Professor Doutor Jaime Camilo Maldonado Pires
Vice-Coordenador:Professor Doutor João Carlos Martins de Azevedo
Investigadores Principais: MFS: Professora Doutora Margarida Maria Arrobas Rodrigues
FST: Professora Doutora Isabel Cristina Fernandes Rodrigues Ferreira