Centro de Investigação de Montanha

O CIMO é uma unidade de I&D em “Estudos Mediterrânicos” sediada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) dedicada à investigação em montanhas Mediterrânicas, combinando ciências naturais, sociais e da engenharia na promoção do desenvolvimento sustentado baseado em recursos endógenos e na criação de cadeias de valor, transformando especificidades da montanha Mediterrânica em temas científicos, aumentando o impacto regional de I&I.

O Centro está organizado em 2 grupos de investigação: “Sistemas Sócio-ecológicos”, abordando sistemas ecológicos geridos pelo Homem, a partir de interligação de componentes socioeconómicos e ecológicos, incluindo os Tópicos “Resiliência Sócio-ecológica” e “Agricultura Sustentável e Cadeias Agroalimentares Inovadoras”, e “Processos e Produtos Sustentáveis”, dedicado a processos e produtos inovadores, procurando funcionalidade, desempenho e sustentabilidade, incluindo os Tópicos “Engenharia de Processos e Produtos” e “Ingredientes Naturais e de Base Natural”. O CIMO assenta numa estrutura de governança na qual os investigadores são ativamente envolvidos na tomada de decisão.

CIMO – Centro de Investigação de Montanha
Instituto Politécnico de Bragança