Bioma | Workshop

SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO:

(re)inventar o setor agroindustrial

3 Março 2023, FFUP

Workshop SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO:

(re)inventar o setor agroindustrial

O Workshop – Sustentabilidade e Inovação: (re)inventar o setor agroindustrial é organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade do Porto, conjuntamente com os copromotores do projeto mobilizador de I&DT “BIOma – Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar”. Este projeto reúne um consórcio alargado de 24 entidades nacionais inseridas na fileira agroalimentar, com o desígnio de reposicionar as empresas da cadeia de valor agroalimentar (CVAA) em patamares mais competitivos e sustentáveis.


O workshop tem como principal objetivo reunir representantes de grandes empresas do setor agroalimentar e criar um espaço de debate subordinado à sustentabilidade e inovação do setor, aberto à comunidade empresarial e científica.


Adicionalmente, pretende partilhar e divulgar os resultados e desenvolvimentos alcançados ao longo do projeto BIOMA.

Patrocínios

Consórcio

Parceiros Empresariais

 

 

 

Parceiros Científicos

Programa


  1. Receção dos participantes

    9.00h – 9.30h
  2. Sessão de abertura

    9.30h – 9.45h

    Domingos Ferreira (Diretor da FFUP)
    Beatriz Oliveira (FFUP)
    Lillian Barros (IPB)
    Délio Raimundo (CAMPOTEC)

  3. Moderadores da sessão: Eliana Pereira/Cristina Caleja

    CAMPOTEC

    9.45h – 10.15h

    Délio Raimundo. Apresentação do projeto bioma - bioeconomia para a mobilização da cadeia agroalimentar

  4. DEIFIL

    10.15h – 10.45h

    Andreia Afonso. O papel da biotecnologia na agricultura sustentável

  5. Coffee-break/Networking

    10.45h – 11.30h
  6. INOVA+

    11.30h – 12.00h

    Mónica Azevedo. As principais oportunidades de financiamento público para o Setor Agroalimentar

  7. Acushla

    12.00h – 12.30h

    Joaquim Moreira. Economia circular dos desperdícios agroalimentares. Das oliveiras ao vestuário

  8. Almoço livre

    12.30h – 14:30h
  9. Moderadores da sessão: Isabel Martins/Rita Alves

    SGS Portugal – Sociedade Geral de Superintendência, S. A.

    14.30h – 15.00h

    Bruna Mota. Ferramentas de avaliação de sustentabilidade na Cadeia de Valor Agroalimentar

  10. SILVEX - Indústria de Plásticos e Papéis S.A.

    15.00h – 15.30h

    Carlos Rodrigues. Título a definir

  11. Tree Flower Solution

    15.30h – 16.00h

    João Gonçalves. O setor agroindustrial como fonte sustentável de compostos químicos – novas soluções conservantes para aplicação alimentar de elevado valor acrescentado

  12. Torrié (Grupo JMV)

    16.00 - 16.30h

    Graça Lima. A Sustentabilidade no Grupo JMV, uma perspetiva prática

  13. Mesa Redonda:

    Diretrizes de desenvolvimento na valorização e reaproveitamento de desperdícios agro-alimentares

    16.30h – 17:30h

    Participantes:
       Moderadora: Paula Nunes da Silva
       Deifil: Andreia Afonso
       ITAU: Sandra Carneiro
       MORE: Andrey Romanenko
       FOODINTECH: Miguel Fernandes
       IPB-CIMO: Márcio Carocho
       Pão de Gimonde: Elizabete Ferreira

  14. Sessão Encerramento

    17.30h

    Domingos Ferreira (Diretor da FFUP)
    Nuno Mateus (FCUP)
    Madalena Dias (FEUP)
    Isabel Ferreira (SEDR)

Inscrições

Inscrições abertas até 1 de março

 

Oradores

Andreia Afonso

Diretora de R&D da Deifil, tenho muito interesse em todos os assuntos relacionados com a biotecnologia vegetal.
A Deifil é uma empresa de biotecnologia vocacionada para a produção de plantas jovens, essencialmente plantas que apresentam limitações ao nível da propagação pelos métodos convencionais, como baixa taxa de germinação, baixa percentagem de enraizamento ou elevadas perdas na aclimatação.
Os meus interesses científicos estão diretamente relacionados com a regulação metabólica de plantas, ecofisiologia, interações entre plantas e melhoramento de culturas.

Bruna Mota

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Ciência e Tecnologia Alimentar na mesma instituição, em parceria com a Universidade do Minho. Atualmente é gestora de projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na SGS Portugal, estando a liderar as Agendas de Inovação em que a entidade participa, como o projeto ‘Embalagem do Futuro: + Ecológica + Digital + Inclusiva’, integrado nas Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, aprovadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais recentemente tem vindo a desenvolver as suas competências na área de gestão de projetos, em temas relacionados com sustentabilidade, análise de ciclo de vida e economia circular, fazendo também parte da equipa técnica de desenvolvimento do projeto BIOMA, onde a SGS Portugal é responsável pelo desenvolvimento de uma Solução digital de avaliação de sustentabilidade para a cadeia de valor agroalimentar (siBIO).

Carlos Rodrigues

Mestre em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia. Apaixonado pelo mundo rural, concretiza essa paixão como viticultor e produtor de vinho na região do Dão.
Ingressou na Silvex em 2010 para coordenar o Projecto FP7 AGROBIOFILM – Desenvolvimento de mulch biodegradável para actividades agrícolas.
Especialista em assuntos relacionados com polímeros biodegradáveis, assume, na Silvex, a gestão da área comercial relacionada com Agroindústria.

Délio Raimundo

Formado em Engenharia Alimentar, no Instituto Politécnico de Leiria, detém pós-graduação em Segurança Alimentar e Saúde Pública pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Ricardo Jorge e posteriormente, mestre em Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Agronomia.
Com 18 anos de experiência em Indústria Alimentar, destaca-se passagem pelos vinhos, carnes, acompanhamento técnico de uma empresa do grupo, cujo foco se centra nos desidratados e sumos de fruta e leccionamento como professor assistente convidado do Instituto Politécnico de Leiria, em Biotecnologia Alimentar.
Assume na Campotec – Comércio e Consultoria em Hortofrutícolas, competências da Coordenação das áreas da Qualidade, Segurança Alimentar e da Inovação.

Graça Lima

Licenciada em Engenharia Alimentar pela UCP e Responsável Sistema de Gestão Integrado do Grupo JMV há cerca de 3 anos.
O Grupo JMV é um grupo económico familiar, de capitais totalmente portugueses, organizado em torno de três áreas de negócio: a produção de vinhos, a produção de cafés e a distribuição de bebidas. A trajetória do Grupo JMV remonta há mais de 60 anos, altura em que José Maria Vieira fundou uma pequena empresa de distribuição para o canal HORECA, em Rio Tinto e que rapidamente se estendeu a todo o território nacional.
No presente momento, o Grupo JMV é composto por diferentes empresas do sector alimentar e serviços e conta com uma equipa de mais de 400 colaboradores em Portugal continental e ilhas.

João Gonçalves

CEO da Tree Flowers Solutions, uma empresa comprometida com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais. Além disso, ele lidera duas empresas relacionadas ao setor agrícola e oferece consultoria a vários negócios. Com um vasto leque de conhecimentos e habilidades na área, João tem uma paixão pela indústria vitivinícola e é conhecido pela sua abordagem baseada em evidências e soluções inovadoras. Ele é respeitado pela sua ética de trabalho sólida e sua visão comprometida com o futuro da produção agrícola.

Joaquim Moreira

Pai de 4 filhos praticante de yoga e empresário. Atualmente, dirige várias empresas, de diferentes áreas, como a moda, indústria têxtil, agricultura biológica e turismo. Todas elas têm um elo de ligação, a sustentabilidade e economia circular. Apaixonado pelo design, criatividade, ecologia e tem como ponto chave a ética empresarial.

Mónica Azevedo

Possui o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela FEUP e uma Pós-Graduação em Business Ignition Programme, pela Porto Business School. É Head of Unit do segmento científico na INOVA+, desempenhando funções relacionadas com a preparação, elaboração e gestão de projetos candidatos a financiamento pelo Sistema de Incentivos (QREN, SIFIDE, Portugal 2020, PRR, entre outros), de PME e Não PME de base tecnológica, associações, universidades, centros tecnológicos e centros de valorização e transferência de tecnologia. Possui mais de 10 anos de experiência na elaboração de planos de negócio, diagnóstico e planeamento estratégico, gestão de projetos, consultoria de inovação, elaboração e acompanhamento de propostas ao Sistema de Incentivos e Prémios de inovação.

Comissão organizadora

  • Maria Beatriz P.P. Oliveira (FFUP)
  • Lillian Barros (IPB)
  • Cristina Caleja(IPB)
  • Eliana Pereira (IPB)
  • Diana Melo Ferreira (FFUP)
  • Tiago Pinto (FFUP)
  • Nuno Carvalho (IPB)

 

Contactos

eliana@ipb.pt   
ccaleja@ipb.pt

Salão Nobre da FFUP
R. Jorge de Viterbo Ferreira 228,
4050-313 Porto

Mapa dos restaurantes mais proximos