Objetivos

Este projecto tem como objectivo, por um lado, validar e propor modelos de gestão sustentável para os espaços florestados com castanheiro em dois subsistemas: alto fuste e talhadia, por outro, avaliar a potencialidade produtiva da espécie e desenvolver instrumentos que contribuam para a análise da sustentabilidade dos sistemas de produção existentes. A gestão a propor tem por base técnicas de silvicultura que visam a conservação e utilização racional do solo e o adequado conhecimento da biomassa e nutrientes incorporados nas árvores e restituídos ao solo anualmente através da folhada, compreendendo boas práticas ambientais, com fomento da regeneração natural por forma a manter a continuidade, saúde e vitalidade do ecossistema instalado.
Estes estudos serão levados a cabo em parcelas já instaladas em povoamentos comunitários – Baldios – a fim de serem criteriosamente geridos com vista à demonstração de técnicas de gestão e para exemplo dos produtores privados. Serão instaladas parcelas de desenvolvimento experimental em povoamentos jovens de proprietários privados para demonstração de modelos de condução de alto fuste instalado por plantação.
Como objectivo final pretende-se melhorar a qualidade e produtividade da área florestal existente, disponibilizar práticas silvícolas apropriadas de forma a manter ou a conduzir o volume dos recursos disponíveis a um nível desejado quer económico quer ecológico quer socialmente. Pretende-se ainda fornecer conhecimentos que possam ser extrapolados para os novos povoamentos de castanheiro, que envolve centenas de proprietários, recentemente instalados ao abrigo dos Regulamentos da Comunidade.

Responsável na ESA

Prof.ª Maria do Loreto Rodrigues Martins Monteiro
Tel.: 273 303381 E-mail: loreto@ipb.pt
Departamento: Ambiente e Recursos Naturais

Outras Instituições participantes

  • Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Monte e Alto Douro
  • Forestis- Associação Florestal de Portugal
  • Instituto Para o Desenvolvimento Agrária da Região Norte

Financiamento

Programa AGRO, Medida 8, Acção 8.1

Duração

De 2001-10-23 a 2004-12-31