Objetivos

Propõe-se a síntese de novos bi(hetero)arilos, di(hetero)-arilaminas, -ariléteres e -arilacetilenos derivados de 3-amino-2-tieno[3,2-b]piridinas-2-carboxilatos de metilo, por acoplamentos C-C, C-N e C-O catalisados por Pd e/ou Cu. Arilureias ou tioureias serão introduzidas a partir de substituintes arilamina. Serão ainda preparados novos compostos carbonilados por métodos catalisados por Pd. Para avaliar a actividade inibitória de TK dos novos compostos nos EGFR, PDFGR e VEGFR-2, serão efectuados ensaios enzimáticos específicos que medem a capacidade de cada receptor purificado, na presença dos novos compostos, para catalisar a transferência de um grupo fosfato do ATP para resíduos de Tyr de um péptido sintético. Estudos de modelação molecular, docking e QSAR, serão também executados, para promover o desenho racional de novos TKIs mais potentes e selectivos entre os receptores em estudo e construir modelos QSAR de inibição. Serão, assim, seleccionados os melhores compostos para estudos a nível celular. Culturas de CE, CML e de células tumorais serão tratadas com cada composto promissor. Os efeitos na toxicidade celular, expressão dos receptores membranares e na activação de distintas vias de sinalização envolvidas tanto na angiogénese e/ou na progressão do tumor serão examinados.

Responsável na ESA

Isabel Cristina Fernandes Rodrigues Ferreira
Tel.: 273303219 E-mail: iferreira@ipb.pt
Departamento: Biologia e Biotecnologia