Objetivos

O objectivo principal do projecto consiste em desenvolver bioprocessos integrados para a valorização de efluentes líquidos de lagares de azeite, correntemente designados de águas ruças (AR). Pretende-se validar o potencial uso de AR como um meio de cultura de leveduras de baixo custo para a produção de compostos de valor acrescentado para a indústria, como biomassa, SCP, enzimas, ou ácidos orgânicos e, simultaneamente, efectuar a degradação do efluente. O tratamento total de AR será alcançado mediante a integração de um passo de digestão anaeróbia com valorização concomitante de produção de metano, utilizando consórcios microbianos especializados na degradação de lipídos/ácidos gordos de cadeia longa.
A otimização do processo de integração (conversão aeróbia + digestão anaeróbia) será baseada em estudos fundamentais focados na: Formulação de um meio de cultura a partir de AR para o crescimento aeróbio de leveduras; Estudo e otimização da etapa de valorização (ou seja, definição dos compostos a produzir); Estudo da toxicidade de compostos fenólicos; Desenvolvimento do processo de digestão anaeróbica.

Responsável na ESA

António Manuel Coelho Lino Peres
Tel.: 273303220 E-mail: peres@ipb.pt
Departamento: Produção e Tecnologia Vegetal