Objetivos

Modelo de gestão sustentável para a preservação de espaços abertos de montanha de alto valor ambiental
Os Espaços abertos de montanha da região SUDOE estão imersos em processos de alteração global associados às alterações do uso do solo e de clima que afetam o planeta. A redução do pastoreio e o abandono dos usos tradicionais, têm contribuído para a homogeneização da paisagem, diminuição da biodiversidade de habitats, acumulação do combustível vegetal e consequente aumento de risco de incêndio.
O Open2Preserve procura o desenvolvimento de um modelo de gestão sustentável (combinação do fogo controlado e pastoreio dirigido) que permita reduzir o risco de incêndio e garanta a preservação dos serviços de ecossistema e a qualidade ecológica dos espaços abertos de montanha de elevado valor natural. Paralelamente, o projeto procura encontrar soluções inovadoras que assegurem a sustentabilidade económica e a viabilidade a longo prazo do modelo de gestão, promovendo a criação de novos empregos e o desenvolvimento sustentável da região.

site: https://open2preserve.eu/

Responsável na ESA