Random Post: Trail da SwetsWise
RSS .92| RSS 2.0| ATOM 0.3
  • Home
  • Ultimas Aquisições
  •  

    Conferência Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis Sistema de Curricula Científicos

    Dezembro 10th, 2009

    Decorreu dia 9 de Dezembro de 2009, no Instituto Politécnico de Bragança, no Auditório Alcínio Miguel – ESTiG, uma conferência sobre: Depósito e Acesso à Informação Científica em Open Access. DeGóis – Sistema de Curricula Científicos.
    Esta iniciativa foi presidida pelo Vice-Presidente do IPB, Prof. Doutor Orlando Rodrigues. Contou ainda com a presença do Vice-Presidente do IPB Prof. Doutor Luís Pais, dos Directores da ESA, ESTiG, Saúde e ainda um representante do Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe e alguns docentes/investigadores do IPB.

    Esta conferência teve como objectivo principal ser uma reflexão congregadora de temas: Open Access, Repositórios e Plataforma nacional de ciência e tecnologia – DeGóis.
    Tratou-se, igualmente, de argumentar que o depósito e o acesso à informação científica podem processar-se de formas inter-ligadas, permitindo assim aos geradores da produção científica melhorarem a sua visibilidade e economizarem tempo.
    Durante esta sessão foram apresentadas as seguintes comunicações:
    Introdução ao Open Access – Eloy Rodrigues – SDUM – Universidade Minho – http://www.ipb.pt/files/2009120941df.pptx
    O Open Access em Portugal – Ricardo Saraiva – SDUM – Universidade Minho – http://www.ipb.pt/files/20091209dwml.pptx
    Apresentação do Projecto RCAAP e SARI – João Moreira – FCCN – http://www.ipb.pt/files/20091209vgdy.pptx
    A Biblioteca Digital do IPB – Repositório – Clarisse Pais – IPB – http://www.ipb.pt/files/20091209l6tm.pptx
    Plataforma nacional de ciência e tecnologia – Sistema de curricula científicos DeGóis – Leonel Santos – Universidade Minho – http://www.ipb.pt/files/20091209b4tq.pptx
    No final houve a oportunidade de responder a algumas questões.

    A Biblioteca Digital do IPB – Repositório em paralelo com outros repositórios institucionais tem como principais objectivos ser integrador e promover a visibilidade dos resultados da investigação do IPB, reforçando a sua imagem enquanto produtor de ciência e conhecimento;
    Disponibilizar essa informação de uma forma livre e gratuita em formato digital, conforme preconiza a Política de Auto-Arquivo do IPB e a Declaração de Berlim e ainda preservar a memória intelectual do IPB.
    Uma das mais-valias na integração do RCAAP e ao SARI é de facto pertencermos a uma rede nacional, dando assim maior visibilidade à produção científica do IPB. O desenvolvimento novas potencialidades na plataforma do Dspace é assegurado pela equipa do RCAAP, tal como a manutenção e gestão da infraestrura que é assegurada pela FCCN, assegurando ainda um serviço de helpdesk.
    Em relação à Plataforma DeGóis, há uma interligação com a Biblioteca Digital do IPB e com todos os repositórios pertencentes ao RCAAP e vice-versa, o que permite uma mais-valia para que os produtores da ciência poupem tempo, porque não precisa de haver repetitividade de tarefas.


    Semana Internacional de Acesso Livre, 19-23 de Outubro, 2009

    Outubro 16th, 2009

    Para incentivar os investigadores a depositarem a produção científica, o projecto RCAAP promove um desafio a todas as instituições agregadas.

    Prémio:

    Um netbook Asus Eee PC 1101HA (Seashell) http://pt.asus.com/products.aspx?modelmenu=1&model=3069&l1=24&l2=164&l3=0&l4=0

     Regras:

    – Para designar o vencedor do concurso serão adoptadas duas regras:

    1ª – Será seleccionado o repositório com mais artigos em revistas com arbitragem científica (peer-review), publicados em 2009 ou 2010 depositados entre segunda-feira (19 Outubro) e sexta-feira (23 Outubro). É obrigatório que os artigos estejam disponíveis com texto integral e em acesso livre.

    2ª – O vencedor será o autor com mais artigos depositados nesse repositório no período acima definido. No caso de existir empate entre vários autores, será realizado um sorteio entre eles. 

    Depositem na Biblioteca Digital do IPB.


    Formação ISI – Web of Knowledge

    Outubro 13th, 2009

    Formação ISI
     

    No dia 26 de Outubro, às 10 h, no Auditório Eng. Alcínio Miguel na ESTG, vai realizar-se uma formação das Bases de Dados ISI Web of Knowledge (Web of Science, EndNote Web e Journal Citation Reports).  http://apps.isiknowledge.com/

    Esta formação é gratuita e aberta a toda a comunidade académica do Instituto Politécnico de Bragança: alunos, professores e funcionários.


    A Biblioteca Digital do IPB já está no RCAAP

    Agosto 28th, 2009

    RCAAP

    Desde o dia 26 de Agosto a Biblioteca Digital do IPB – http://bibliotecadigital.ipb.pt/ já está no RCAAP – http://www.rcaap.pt/directory.jsp

    A entrada neste repositório permite ao IPB e aos seus docentes/investigadores ainda mais visibilidade e reconhecimento científico.


    Trail da SwetsWise

    Junho 30th, 2009

    wisehome

     

    Está disponível para a comunidade académica do IPB atá ao dia 8 de Agosto a ALJC – Association of Learned Journals Collection, periódicos nas seguintes áreas tématicas: Arqueologia & História; Direito; Ciências Naturais; Linguística & Arte; Medicina; Religião & Filosofia; Ciências; Ciências Sociais e Tecnologia

     


    Trial de Ebrary

    Maio 26th, 2009

    ebrary1Está disponível até a dia 15 de Julho a plataforma de e-books da Ebrary. http://site.ebrary.com/lib/ipbraganca/home.action

    Para que os seus utilizadores, possam usufruir , de forma mais rápida e eficaz – das potencialidades de pesquisa e leitura em mais de 170.000 livros, dispõe de um pequeno vídeo em inglês no endereço  http://www.ebrary.com/corp/collateral/flash/unityh/unityh.html

    Ao aceder à pagina da ebrary terá acesso imediato às funções básicas de pesquisa. Para um melhor uso das potencialidades de pesquisa, impressão e linkagens exteriores à da plataforma ebrary, deverá instalar o ebrary reader.

    Abixo encontra ainda dois documentos sobre o ebrary reader:

    ·       ebrary_reader.pdf : imagem da localização do botão de instalação do ebrary reader e, http://www.ipb.pt/files/20090525irgo.pdf

    ·       guia de utilização-ebrary.pdf : guia com as principais linhas de utilização do ebrary reader – http://www.ipb.pt/files/2009052558v6.pdf


    Campanha LivrosLivres – Dra. Edite Estrela – Madrinha da Campanha

    Maio 15th, 2009

    book

    O Instituto Politécnico de Bragança, através do GIAPE e dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB, pretende levar a cabo uma iniciativa de sensibilização aos mais de 6000 alunos das suas 5 Escolas integradas (Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Saúde, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela) para a leitura e o contacto com os livros, na sua forma mais convencional e pessoal, o livro impresso. Assim sendo, criámos a campanha designada LivrosLivres (LivLiv), que aproveita a concepção de uma campanha mundial em curso, o Bookcrossing (BookRing). Pretende-se disponibilizar nos espaços públicos institucionais, livros com a marca da campanha, para que os alunos, funcionários e docentes os possam ler, consultar, partilhar, folhear e consequentemente criar o gosto pela leitura. Criou-se o blogue http://livroslivres.wordpress.com/ para que estes livros possam ser comentados e recomendados.

    Vai decorrer no Auditório da ESE o lançamento desta Campanha LivrosLivres dia 18 às 11h.


    Exposição de Fotografia – “CORPO NA NATUREZA” de Mónica Valente

    Maio 15th, 2009

    966600031

     

    “… corpos nus aparentemente mortos em espaços naturais revelando mesmo a degradação dos corpos, representando assim a nossa fragilidade e a nossa mortalidade. Pretende-se dar uma ideia mais mitológica da ligação do Homem com a Natureza …” (Mónica Valente)


    Formação da B-on

    Fevereiro 18th, 2009

    À semelhança dos anos anteriores os Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB promovem a formação da B-on. Este ano a Formação será aberta a toda a comunidade académica: professores, alunos e funcionários e terá ênfase nas áreas temáticas.Assim, a formação ocorrerá da seguinte forma: 

    Dia 18 de Março: Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, no Auditório.

    Manhã: 9.30 às 12.30m – área das Humanidades e Ciências SociaisTarde: 14.30 às 17.30m – área das Engenharias e Tecnologia 

    Nos dias 19 e 20 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança no Auditório Engº Alcínio Miguel, terá três sessões e serão divididas da seguinte forma:

    Dia 19 de Março – Manhã: 9.30 às 12.30m – área das Humanidades e Ciências Sociais                              

    Tarde: 14.30 às 17.30m – área das Engenharias e Tecnologia

    Dia 20 de Março – Manhã: 9.30 às 12.30m – área das Ciências da Saúde

    As inscrições poderão ser feitas a partir do link: http://www.b-on.pt/inscricoes/

     


    Inaugurado posto do INE na Biblioteca Sarmento Pimentel

    Novembro 11th, 2008

    Presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) inaugura posto do Instituto Nacional de Estatística (INE) na biblioteca municipal de Mirandela e define prioridade da instituição para o futuro.

    A manhã de 28 de Outubro na biblioteca municipal de Mirandela ficou marcada com a apresentação do posto do INE, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela.

    Foi precisamente o director da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela a fazer as honras, destacando a importância deste novo posto para a região. Explicando que o “mais importante” é as pessoas terem um acesso “democratizado e privilegiado” à informação e ao conhecimento, adiantando que foi dado um passo para trazer crescimento regional e económico. Pois sem o conhecimento, adianta Rui Lopes, “o crescimento não acontece”.” Read the rest of this entry »