Objetivos

O castanheiro europeu (Castanea sativa Mill.) possui elevada importância económica nos países da Europa mediterrânica, devido à qualidade da madeira e ao valor do fruto. A presença do fungo Hypholoma fasciculare foi observada, pela equipa do projecto, em soutos de Trás-os-Montes. Embora esta espécie esteja descrita como sendo saprófita, estudos preliminares evidenciaram que H. fasciculare causa sérios danos aos castanheiros e apresenta uma expressiva acção antagonista contra diversos fungos presentes no solo dos soutos. Assim, neste projecto pretende-se conhecer o efeito do H. fasciculare sobre o castanheiro e a comunidade fúngica do solo, de forma a definir medidas que permitam uma melhor conservação e gestão desta cultura.

Responsável na ESA

Paula Cristina Santos Baptista
Tel.: 273303332 E-mail: pbaptista@ipb.pt
Departamento: Biologia e Biotecnologia