• Este evento já decorreu.

Curso Prático de Bioinformática

2 Março 2006 - 3 Março 2006

COMISSÃO DO EVENTO
Doutor Altino Choupina
Doutor Luís Pires
Doutor Luís Dias

As Inscrições são limitadas
Fim do prazo de inscrição: 2 de Março de 2006
Preço Sócios do NEBt – 10 €
Preço Aluno – 15€
Preço não Aluno – 25€

Contactos para informações e inscrições:
Doutor Luís Dias – ldias@ipb.pt
Núcleo de Engenharia Biotecnológica – neb@ipb.pt móvel: 934317536
Campus de Santa Apolónia – Apartado 172 – 5301-854 BRAGANÇA

O projecto Interreg IIIA – COMBATINTA em colaboração com a Comissão de Curso de engenharia Biotécnológica e o Nùcleo de engenharia Biotecnológica da Escola Superior Agrária de Bragança vai levar a cabo nos dias 2 e 3 de Março um curso prático subordinado ao tema da BioInformática.

O Objectivo primeiro desta iniciativa é o de proporcionar aos estudantes, docentes e investigadores transmontanos o contacto com uma área cientifica de vanguarda. O curso fornecerá um diploma e conterá na sua organização, secções teóricas e práticas. O curso deverá permitir aos estudantes o domínio das mais recentes ferramentas e técnicas de bioinformática assim como adquirir um conhecimento multidisciplinar em Biologia Molecular Computacional.

A bioinformática é uma área do conhecimento baseada no paradigma fundamental da biologia molecular que postula que a informação genética está armazenada nas sequências de bases de ADN, que são transcritas e traduzidas em sequências de aminoácidos que constituem as proteínas. É encarada como uma área especial do conhecimento há pelo menos 15 anos e os primeiros esforços na sua consolidação circunscrevem-se ao início dos anos 80, com a aplicação de metodologias computacionais em biologia e nos recentes métodos automatizados de sequenciação de biomoleculas.

Tanto o conhecimento do funcionamento das ferramentas de bioinformática, como os problemas de biologia que podem ser estudados ou resolvidos por meio de “softwares” utilizados em computadores, são uma nova fonte de pesquisa e trabalho para investigadores interessados em identificar novos genes ou novas proteínas, bem como para matemáticos e cientistas da área de computação que desejem desenvolver e aplicar novos algoritmos computacionais a problemas da biologia. O aparecimento da Internet não só permitiu a disseminação deste conhecimento como também funcionou como agente catalisador de cooperação entre cientistas.

As recentes aplicações da bioinformática atingem hoje todas as áreas do conhecimento relacionadas com a vida e vão desde a medicina (diagnóstico e tratamento), farmácia (desenvolvimento de novos fármacos), biotecnologia (controlo de qualidade e desenvolvimento e aplicação de novos produtos), agricultura (aumento da produtividade e melhoria dos alimentos), etc. As perspectivas futuras colocam esta área do conhecimento no centro das investigações científicas mais avançadas.

2 de Março de 2006
10h – Abertura
10:15h – (T) Reacção em cadeia da polimerase (PCR) e sequenciação automatizada de ADN
Professor Altino Choupina (Auditório pequeno)
11h – (T) Bioinformática: Princípios e aplicações
Mestre Lurdes Jorge (Auditório pequeno)
ALMOÇO
14h – (T) Linguagem da programação em bioinformática e organização de Bases de dados.
Mestre Pedro Bastos (Auditório pequeno)
16h – (P) Análise bioinformática de sequências: alinhamentos, motivos, perfis e domínios
Mestre Lurdes Jorge e Engenheira Sofia Meirinho (Lab de informática)

3 de Março de 2006
10h – (P) Organização da informação genética nas Databases: Filogenias moleculares
Professor Altino Choupina e Engenheira Marisa Carvalho (Lab de informática)
ALMOÇO
14 h – (TP) Análise dos dados de Microarrays e anotação de genomas
Prof Catedrático da Universidade de Salamanca Angel Dominguez Olavarri (Auditório pequeno)
16h – “Docking” de proteínas: aplicações na área da biotecnologia.
Doutora Teresa Dias e Mestre Rui Abreu (Lab de informática)

2 Março 2006
Fim: