Gestão do Souto e Certificação

Coordenador/aMaria do Sameiro Patrício
Unidade orgânicaEscola Superior Agrária do IPB
Centro de InvestigaçãoCIMO - Centro de Investigação de Montanha

Maria do Sameiro PatrícioGestão sustentável dos soutos: Técnicas e práticas de condução, conservação e manutenção de soutos notáveis

Melhoria da gestão integrada dos sistemas agroflorestais com vista à sustentabilidade dos sistemas de produção assentes na diversidade e complementaridade de produtos e valorização de serviços ambientais e conservação de soutos notáveis. A sustentabilidade dos soutos passa pela aplicação de técnicas de condução adequadas para incrementar o vigor e a resiliência aos riscos e condições climáticas adversas e aumentar a produtividade.

Linhas de InvestigaçãoCaracterização dos soutos em termos produtivos e de vigor
Avaliação do potencial de expansão do castanheiro e a sua aptidão atual;
Metodologias de Introdução de resiliência na gestão face às alterações climáticas e práticas de gestão adaptativa
Avaliação do estado da sustentabilidade atual dos ecossistemas com a gestão tradicional praticada;
Aferição de indicadores de sustentabilidade e criação de condições para a implementação da certificação;
Otimização da gestão com base na avaliação do impacto ambiental dos produtos obtidos ao longo do seu ciclo de vida (ACV);

Projetos e serviços de apoio à comunidade
Titulo: ClimCast
Fonte financiamento: PDR2020-101-032060
Equipa: (IPB_Parceiro) Maria do Sameiro Patrício, Ermelinda Pereira, João Paulo Castro, Luís Nunes, Eugénia Gouveia, Elsa Ramalhosa;
Duração: 2018-2021
Titulo: Aumento da produção de castanha e recuperação dos castanheiros doentes pela aplicação da luta biológica contra o cancro
Fonte financiamento: PRODER nº 44853
Equipa: Eugénia Gouveia; João Paulo Castro, Luís Nunes, Felícia Fonseca, Maria do Sameiro Patrício, …..
Duração: 2012-2014
Título: Gestão sustentada de espaços florestados com castanheiro em regime de alto fuste e talhadia
Fonte financiamento: AGRO 267
Equipa: Maria do Loreto Monteiro, Maria do Sameiro Patrício, Luís Nunes, Daniel Saraiva, ….
Duração: 2001-2004
Título: Cultura do castanheiro: Desenvolvimento experimental e meios de proteção integrada
Fonte financiamento: AGRO 219
Equipa: Eugénia Gouveia; Maria do Loreto Monteiro, Maria do Sameiro Patrício, ….
Duração: 2001-2004
Titulo: MEDCOP - Improvement of Coppice Forests in the Mediterranean Region
Fonte financiamento: AIR 2-CT 94-0905
Equipa: Maria do Loreto Monteiro, Maria do Sameiro Patrício, Daniel Saraiva, …
Duração: 1994-1998
Livros, capítulos em livros e artigos em revistas e atas de congressos
Patrício M.S, 2017. A condução do castanheiro em soutos tradicionais. Comunicação oral in “III Jornadas técnicas do castanheiro em Mianda do Douro”, organização Florest’Água, São Martinho de Angueira, Miranda do Douro.
Patrício MS, Nunes L, 2017. Density management diagrams for sweet chestnut high-forest stands in Portugal. iForest 10: 865-870. – doi: 10.3832/ifor2411-010
Patrício MS., Nunes LF., Pereira EL, 2014. Evaluation of soil organic carbon storage in a sustainable forest chestnut context. Acta Hort. 1043: 161-165.
Patrício M.S. Nunes, L.F. e Pereira E.L., 2012. Litterfall and litter decomposition in chestnut high forest stands in northern Portugal. Forest Systems 21(2): 259-271.
Patrício MS, Fernandes M J A, Pereira E e Lopes D M, 2010. Aboveground Production and C Flux in Three Chestnut High Forest Stands in Northern Portugal. Acta Hort. 866: 711-717.
Patrício MS, Pereira E, Nunes LF e Monteiro ML, 2009. Carbon and nutrient inputs by litterfall into three chestnut high forest stands in north Portugal. Acta Hort. 815: 69-74.
Monteiro M. L. e Patrício M. S., 2007. Conservação, regeneração e exploração do castanheiro. Capítulo em livro da Série Árvores e Florestas de Portugal 05 "Do Castanheiro ao Teixo, As outras espécies florestais", Coordenação Editorial Joaquim Sande Silva. Edição Público, Comunicação Social, SA e Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento. ISBN 978-989-619-102-
Monteiro M L e Patrício, M S F, 1996. O Castanheiro - modelos de gestão. Revista Florestal, Vol.IX, nº4: 51-56.
Teses de doutoramento e mestrado
Iamshchikov V., 2017. Evaluation of management models in a trial of Castanea sativa coppice. Dissertação de Mestrado em Gestão de Recursos Florestais da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
Geraldes, S.A.A., 2011. Avaliação de modelos silvícolas e validação de ferramentas de gestão para o castanheiro em Trás-os-Montes. Dissertação de Mestrado em Gestão de Recursos Florestais da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
Fernandes, M.J., (em curso). Monitorização da biomassa do subcoberto, avaliação da PPL e sequestro de carbono em povoamentos de castanheiro.

Serviços disponíveisCursos de formação na temática do castanheiro