Gestão do Solo e Fertilização

Coordenador/aMargarida Arrobas
Unidade orgânicaEscola Superior Agrária do IPB
Centro de InvestigaçãoCIMO - Centro de Investigação de Montanha

Margarida ArrobasAnálise de solos e de tecidos vegetais e recomendações de fertilização
Manuel Ângelo RodriguesGestão do solo e nutrição mineral das plantas

Atuação no âmbito da gestão da fertilidade do solo e do estado nutricional das plantas e na melhoria dos sistemas de recomendação de fertilização para as culturas

Linhas de InvestigaçãoAvaliação do estado de fertilidade dos solos e do estado nutricional dos soutos
Resposta das plantas à aplicação de fertilizantes
Sistemas de manutenção do solo em castanheiro

Projetos e serviços de apoio à comunidade
Titulo: BioSave - Promoção do potencial económico e da sustentabilidade dos setores do azeite e castanha
Fonte financiamento: POCI-01-0145-FEDER-023721
Equipa: Albino Bento, José Alberto Pereira; Maria Eugénia Gouveia; Manuel Ângelo Rodrigues
Análises de solos, análises de plantas e recomendações de fertilização.
Livros, capítulos em livros e artigos em revistas e atas de congressos
Arrobas, M., Afonso, S., Rodrigues, M.A. 2018. Diagnosing the nutritional condition of chestnut groves by soil and leaf analyses. Scientia Horticulturae 228, 113–121. http://dx.doi.org/10.1016/j.scienta.2017.10.027.
Arrobas, M., Afonso, S., Ferreira, I.Q., Moutinho-Pereiram J.M., Correia, C.M., Rodrigues, M.A. 2017. Liming and application of nitrogen, phosphorus, potassium and boron on a young plantation of Chestnut. Turkish Journal of Agriculture and Forestry, 41:441-451. doi:10.3906/tar-1705-79.
Arrobas, M., Sandra, A., Ferreira, I. Rodrigues, M.A. 2016. Estudos de fertilização do castanheiro: resultados preliminares. Revista Voz do Campo (jan/fev 2015): Agrociência VIII-IX.
Arrobas, M., Rodrigues, M.A., Afonso, S. 2017. Studies on soils fertility and tree nutritional status in chestnut groves. Annual Congress on Soil Sciences, 04-05 December, Madrid,Spain, p.54.
Arrobas, M.; Afonso, S.; Ferreira, I. Q.; Röndahl, E.; Rodrigues, M. Â.2016. Assessing the soil fertility and the tree nutritional status of chestnut groves grown in the region of Bragança, Northeastern of Portugal. Sy06O07, p75. International Conference on Research for Sustainable Development in Mountain Regions. 5‐7 October 2016, Bragança, Portugal.
Arrobas, M.; Ferreira, I.Q.; Afonso, S.; Rodrigues, M.Â. 2016. Effect of liming and N, P, K or B application as fertilizer on chestnut tree crop nutritional status and growth. Sy06P12, p189. I International Conference on Research for Sustainable Development in Mountain Regions. 5‐7 October 2016, Bragança, Portugal.
Arrobas, M., Afonso, S., Ferreira, I.Q., Correia, C.M., Moutinho-Pereira, J. Rodrigues, M.A. 2017. Estudos de fertilização em castanheiro com aplicação de calcário, azoto, fósforo, potássio ou boro. VIII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, 7 a 10 de junho, Coimbra, Portugal, p. 189.
Arrobas, M., Afonso, S., Rodrigues, M.A. 2017. Avaliação da situação nutricional dos soutos de castanheiro do distrito de Bragança através de análises de terras e foliares. II Congresso das escolas Superiores Agrárias, 16 a 18 de novembro, Escola Superior Agrária de Elvas, pp. 29.
Teses de doutoramento e mestrado
Eduardo João Vasques Azevedo. 2014. Resposta do castanheiro à aplicação de fertilizantes ao solo. Conclusão em 11 de dezembro de 2014 (Coorientação de Margarida Maria Pereira Arrobas).
Vagner Grade, proveniente de UTFPR (Câmpus Pato Branco). Aplicação de fertilizantes de libertação lenta em castanheiro. Está orientada em Portugal por Margarida Arrobas e Manuel Ângelo Rodrigues e no Brasil por Luis César Cassol (dissertação em curso)
Alzira Rodrigues. Estudos de fertilização em castanheiro. Orientação de Manuel Ângelo Rodrigues e Margarida Arrobas (em curso).

Serviços disponíveis
Formação profissional (como o exemplo seguinte)
Formador no curso Modo de Produção Integrada da Cultura do Castanheiro para Centro de Gestão da Empresa Agrícola Vale do Tua. Lecionou módulo de 2 horas do módulo “Conservação do solo”. Mirandela 25 de julho de 2016.

Análises de solos, análises de plantas e recomendações de fertilização

Estudos e parcerias no âmbito de projetos de gestão da fertilidade do solo e nutrição mineral das plantas.