Comercialização e marketing

Dados Gerais

Coordenador/aPaula Cabo
Unidade orgânicaEscola Superior Agrária do IPB
Centro de InvestigaçãoCIMO - Centro de Investigação de Montanha

Alda MatosCadeia de valor e o sistema de comercialização
Paula CaboEmpreendedorismo; Produção e mercados
Jorge HumbertoEmpreendedorismo e programas de incentivo

Diagnóstico e estratégia: análise setorial e identificação de constrangimentos e potencialidades a nível da produção, comercialização e consumo com impacto nos negócios. Análise do desempenho empresarial e de mercado.

Linhas de InvestigaçãoAvaliação da importância económica da cultura castanheiro;
Cadeia de valor e o sistema de comercialização de castanha;
Diagnóstico e plano estratégico da fileira da castanha;
Novos mercados da castanha nacional;
Estudos de mercado e do consumidor;
Avaliação da viabilidade económica e financeira de projetos de investimento;
Apoios e programas de incentivo à produção e investimento.

Projetos e serviços de apoio à comunidade
Título: ValorMais - Criação de valor com os subprodutos agro-alimentares e florestais
Fonte financiamento: PDR 2020- 20.2.4 - Assistência técnica RRN - Área 4
Duração: 2018-2020
Titulo: FTA+siv – Florestação de Terras Agrícolas com Mais Silvicultura, Inovação e Valor
Fonte financiamento: PDR 2020- 1.0.1- Grupos operacionais
Duração: 2018-2020
Título: EMER-n – Empreendedorismo em Meio Rural Norte
Fonte financiamento: NORTE 2020- SIAC
Duração: 2016 – 2018
Livros, capítulos em livros e artigos em revistas e atas de congressos
Bento, Albino; Cabo, Paula; Malheiro, Ricardo (2016) - Nuts: Agricultural and Economic Importance Worldwide. In Wild Plants, Mushrooms and Nuts: Functional Food Properties and Applications. p. 353-376. ISBN 9781118944653.
Matos, A. (2004a). A fileira da castanha: situação atual dos mercados. Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária – Departamento de Economia Agrária e Sociologia Rural. Bragança.
Matos, A. (2004b). Diagnóstico e plano estratégico da fileira da castanha. IV Congresso Nacional de Economistas Agrícolas Universidade do Algarve. Faro, 25-26 novembro.
Matos, A. (2003). Cadeia de valor e o sistema de comercialização de castanha da Terra Fria Transmontana. V Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais. Bragança.
Matos, A.; Pato, L.; Gerry, C. (2001). Constrangimentos à Valorização de Produtos Agrícolas Tradicionais: O Caso da Castanha de Vinhais. Tema: Território, Agricultura e Desenvolvimento. J. Portela (Coord.). 1º Congresso de Estudos Rurais. [Editado em CD-ROM]. UTAD/DES. Vila Real, pp. 1-16.


Teses de doutoramento e mestrado
Matos, Alda - O sistema de comercialização de castanha da Terra Fria Transmontana e sua cadeia de valor. Vila Real: UTAD, 2003. Tese de Mestrado.

Serviços disponíveisAnálise estratégica e de mercado
Desenho de negócios
Estudos de mercado e do consumidor
Avaliação da viabilidade económica e financeira de projetos de investimento
Apoio na identificação de fontes de financiamento