Produtos de qualidade de origem animal da Região Norte

Em nome da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e do Instituto Politécnico de Bragança, convidamo-lo a participar no Seminário sobre os "Produtos de Qualidade de Origem Animal na Região Norte" que terá lugar em Mirandela, nos dias 5 e 6 de Dezembro de 2012.

Os Produtos de Qualidade de Origem Animal assumem relevância na economia da Região Norte. Inserem-se em seis sectores: Queijos/Requeijão, Carne de Bovino, Carne de Ovino, Carne de Caprino, Carne de Suíno, Carne de Aves e Produtos de Salsicharia.
Actualmente, encontram-se reconhecidos 28 produtos em Trás-os-Montes e 5 no Entre-Douro e Minho. De um total de 33 produtos, 15 são produtos de salsicharia. Neste momento, encontram-se mais 4 produtos do sector da salsicharia, para reconhecimento na Comissão Europeia.
Os produtos de qualidade de origem animal constituem um importante sector de negócio, em crescimento e de elevado potencial de desenvolvimento, que faz parte de um sector de produção muito mais amplo. Envolve um número significativo de explorações aderentes e de empresas de transformação e comercialização na Região Norte.
No plano regional e em particular no actual contexto económico, importa relevar a importância deste sector, em particular no que respeita aos produtos de qualidade e sensibilizar os agentes económicos para "Produzir mais, dentro e vender mais, fora". Mas neste seminário está também presente a necessidade de aumentar as vendas na região, do comércio local e da restauração, através de novos consumidores em particular de turistas nacionais e oriundos de outros países, atraídos para esta região pelos mais diversos produtos turísticos.
Trabalhar com os agentes económicos na identificação dos problemas e estrangulamentos, divulgar informação e exemplos práticos que constituam incentivo à formulação de soluções adequadas na região, são alguns dos caminhos prosseguidos pela DRAPN para ajudar a criar uma dinâmica de crescimento do sector no âmbito da política traçada pelo MAMAOT com vista a um equilíbrio da balança agroalimentar em valor, em 2020.

Neste sentido surge o Seminário sobre: "Produtos de Qualidade de origem animal na Região Norte".

O objectivo deste Seminário é sensibilizar e motivar os agentes económicos para a importância económica e social e para a necessidade de desenvolvimento do sector - analisar problemas e estrangulamentos críticos dos diferentes agentes, apontar caminhos para novos mercados, inovar e promover.
O público-alvo, para o qual se orienta este seminário, são os agentes económicos deste sector de actividade, a operar na Região Norte – produção, transformação e comercialização – e as organizações e instituições que trabalham com e para o sector.
Os temas das comunicações e de análise foram seleccionados a partir dos problemas e necessidades identificados pelos próprios agentes económicos, previamente contactados pela Comissão Organizadora do Seminário com esse propósito. Desta forma assegurou-se que os temas abordados são adequados ao objectivo do seminário e ao público-alvo.
Os oradores são sobretudo oriundos do mundo empresarial e especialistas que apresentarão experiências e disponibilizarão informação prática tendo em conta os problemas e necessidades da realidade empresarial do sector e da Região.
O Programa prevê a abordagem da "Comercialização", nas duas sessões do 1º dia e da "Transformação" e Produção no 2º dia.

Esperamos por si!

A Comissão Organizadora