Conferencistas convidados

Cassandra Quave, Emory University, USA

03-foto-cassandra-quave

Cassandra Quave, PhD é Curadora do Emory University Herbarium e Assistente de Dermatology and Human Health na Emory University, onde lidera investigação relacionada com a descoberta de antibióticos a partir de compostos presentes em plantas e leciona  temas relacionados com as plantas alimentares, medicinais e a saúde. Com formação em Etnobotânica Médica, a sua investigação  centra-se na  documentação e análise bioquímica de remédios tradicionais de origem vegetal utilizados no tratamento de doenças infecciosas no Mediterrâneo e nos Balcãs.

É autora de mais de 50 publicações, editora de 2 livros e tem 3 patentes registadas. C. Quave foi Presidente da Society for Economic Botany. O seu trabalho tem sido referenciado no New York Times Magazine e no NPR. Saiba mais através da sua website ou seguindo-a no Facebook e Twitter.


Ina Vandebroek, New York Botanical Garden, USA

ina-vandebroek_hs2Ina Vandebroek é Assistente Curadora do Matthew Calbraith Perry no New York Botanical Garden  e  Diretora do Programa Caribenho. Possui mais de quinze anos de experiência em projetos de pesquisa e cooperação internacional na Bolívia, República Dominicana, Jamaica e Nova Iorque. A sua investigação centra-se na intersecção entre diversidade de plantas e a saúde pública. Estuda a dinâmica do conhecimento local e uso de plantas medicinais na prestação de cuidados primários de saúde em comunidades rurais remotas, bem como, em comunidades de imigrantes latinos e caribenhos da cidade de Nova Iorque.

Os seus trabalhos mostram que hoje em dia, apesar de existir uma diminuição generalizada da diversidade biológica e cultural, o uso de plantas medicinais como remédios caseiros continua a ser uma prática popular em muitas comunidades. O seu trabalho com imigrantes de Nova Iorque tem importantes implicações na prestação de cuidados de saúde às comunidades mais carenciadas. A partir dos resultados das suas pesquisas desenvolve atividades de treino e formação com estudantes de medicina e instituições provedoras de saúde da cidade de Nova Iorque,  contribuindo para  estabelecer um melhor diálogo e relacionamento transparente entre os utentes latinos e caribenhos e os profissionais de saúde  e facilitar por esta via o acesso a cuidados primários de saúde. Curriculum vitae  e publicações disponíveis aqui.


Isabel C. F. R. Ferreira, Instituto Politécnico de Bragança, CIMO, Portugal

Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). É Diretora do Centro de Investigação de Montanha (CIMO). LIcenciada em Bioquímica (1996) pela Universidade do Porto (Portugal); Mestrado em Ciências (1999), Doutoramento em Ciências-Química (2003) e Agregação em Ciências-Química (2011) pela  Universidade do Minho (Portugal). Foi premiada por diferentes instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian (2001), ISPROF (2013) pelas suas inúmeras contribuições para o progresso da  Ciência em Portugal, COTNH (2014) para a cooperação internacional, Women in Science (2016) pela Ciência Viva e medalha de mérito da Cidade de Bragança (2017). Supervisionou vários alunos de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado. É editora associada da Food & Function (revista da Royal Society of Chemistry), investigadora principal de vários projetos de investigação financiados, avaliadora de projetos de investigação internacionais  (por exemplo, Eurostars e ERA-NET ARIMNet 2 da UE e National Science Foundations da Áustria, da África do Sul, do Chile, da Croácia, da Dinamarca, da República Checa, da Polónia, da Suíça e da Argentina), de projectos nacionais,  bolsas de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT,  Coordenadora no domínio da Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia Agrícola). É editora de dois livros internacionais e da coleção tópicos em Bioactive Compounds in Molecules Journal, publicou várias patentes, 19 capítulos de livros e mais de 450 artigos em revistas internacionais com referee.  É uma das cientistas mais citada (top 1%) em Ciências Agrárias (premiada pela Thomson Reuters-2015 e 2016). ORCID ID: 0000-0003-4910-4882.. H Index: 46; Researcher ID: E-8500-2013; SCOPUS ID: 7102135224. See more at BioChemCore


Łukasz Łuczaj, University of Rzeszow, Poland

lukasz-luczaj-photoŁukasz Łuczaj é Professor Associado e Coordenador do Departamento de Botânica no Institute of Biotechnology of the University of Rzeszow, Polónia. Os usos tradicionais de alimentos silvestres na Eurásia são um dos seus principais interesses de investigação. Outros interesses no domínio da Etnobiologia são as plantas rituais e os conhecimentos das crianças sobre plantas.  Desenvolveu trabalho de campo intensivo na Polónia, Roménia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Geórgia (Cáucaso) e na China, onde trabalhou com as comunidades Chinesa e Tibetana das Montanhas Qinling e do Planalto Tibetano oriental. Também é entusiasta de fontes documentais antigas relacionadas com os usos de plantas, tendo explorado informação arquivada sobre a  Polónia, Eslováquia, Ucrânia e Bielorrússia. Foi co~editor do livro Pioneers in European Ethnobiology (em colaboração com Ingvar Svanberg, Uppsala University Press). Em 2011 fundou uma revista open-access em língua polaca, Etnobiologia Polska. É editor da seção de Etnobotânica da revista Acta Societatis Botanicorum Poloniae (a mais antiga revista polaca de botânica) e Editor Associado da revista Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine.

Além do seu trabalho de investigação,  desenvolveu um centro educacional e uma horta de plantas silvestres  nos Cárpatos, onde organiza  oficinas de cozinha com plantas silvestres, cogumelos e insetos.  (www.luczaj.com e www.lukaszluczaj.pl). Autor de livros de divulgação em polaco sobre plantas alimentares e insetos, produtor de documentários televisivos sobre gastronomia, também dirige um canal no youtube dedicado a alimentos silvestres. Desempenha ainda funções como designer de jardins e no âmbito da Ecologia Vegetal. Popularizou o tema da flora silvestre dos prados naturais da Polónia e organizou uma coleção de sementes de plantas silvestres de prados.


Rainer Bussmann, Missouri Botanical Garden, USA

02-foto-rainer-bussmannRainer W. Bussmann é Antropólogo e Ecologista Vegetal, e atualmente o Diretor do William L. Brown Center do Missouri Botanical Garden, Curador Sénior e Curador de Botânica Económica do Centro William L. Brown. Antes de assumir a direção do WLBC foi bolseiro de investigação em Geografia e Ambiente na  University of Texas em Austin, Professor Associado de  Botânica e Diretor Científico do Harold Lyon Arboretum na University of Hawaii, e Professor Assistente na University of Bayreuth. Mantém colaboração docente pontual com as seguintes universidades: Washington University St. Louis, University of Missouri St. Louis, Florida Atlantic University Boca Raton, e Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

O seu trabalho centra-se na investigação etnobotânica e na preservação do conhecimento tradicional na Bolívia, Peru, em Madagáscar, no Cáucaso, e nos Himalaias. Até à presente data, foi autor de mais de 180 artigos, 175 capítulos de livros, e autor ou editor de 29 livros. Foi também um dos Presidentes da Society for Economic Botany e é membro do Conselho/Conselho Editorial de várias sociedades como a International Society for Ethnopharmacology, Society of Ethnobiology, Botanical Society of America, and International Society of Ethnobiology. Conheça mais do percurso de R. Bussmann através do seu website e aceda às suas publicações no Researchgate.


Victoria Reyes-García, ICTA-UAB, Barcelona, Spain

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Victoria Reyes-García (Ph.D em  Antropologia, 2001, University of Florida) é Professor Investigador  ICREA, no Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA/Universitat Autònoma de Barcelona). A sua linha de investigação centra-se no estudo dos benefícios gerados pelo conhecimento ecológico local e a dinâmica desses sistemas de conhecimento. Coordena o Laboratorio de Etnoecologia no ICTA-UAB . Entre 2010-15, foi responsável de um projeto financiado pela Starting Grant of the European Research Council para o estudo da natureza adaptativa da cultura recorrendo a uma abordagem transcultural. Curriculum vitae e publicações disponíveis aqui.