A região e a cidade

Bragança

img_2895

Bragança é um município situado no Nordeste Transmontano, sub-região de Alto-Trás-os-Montes, (NUT III) da Região Norte de Portugal. Corresponde a um território muito diversificado, com inegável património ambiental, histórico, cultural e paisagístico, que desde 1979 levou à criação de várias áreas naturais protegidas.

Toda a região é rica em paisagens deslumbrantes, onde ressaltam os ecossistemas naturais e os sistemas agro-florestais, locais de grande interesse para algumas das habituais iniciativas do evento, porque proporcionam oportunidades únicas para a realização de saídas campo. São exemplo, os bosques de carvalho-negral (Quercus pyrenaica), os povoamentos de sobreiros (Q. suber) as associações de azinheira (Q. rotundifolia) e pastagem em solos serpentina, ou os sistemas florestais e agro-florestais relacionados com a produção de castanha e madeira de castanheiro (Castanea sativa).

img_1408Neste território marcado pela presença humana, desde há muito tempo, as atividades agrícolas e a pecuária moldaram a paisagem e a distribuição dos povoamentos. Algumas das aldeias, como Rio de Onor, Baçal, Deilão, foram comunidades agro-pastoris até muito recentemente, salientando-se pelo seu particular contexto social, económico e agrícola. Situadas a cerca de 20 km da cidade de Bragança, estas aldeias são ainda repositórios de saberes, usos e práticas locais, relacionados com o universo vegetal.

Outros trajetos passíveis de interesse incluem o Vale do Rio Douro (zona de produção do vinho do Porto e Património Mundial da UNESCO), os Sítios de arte rupestre do Vale do Côa (Património Mundial da UNESCO), e os Parques Naturais de Montesinho e do Douro Internacional.

A cidade de Bragança é uma das oito cidades históricas portuguesas e uma das mais distantes de Lisboa, a capital. Fundada em 1187 nela vivem atualmente cerca de 25000 habitantes.

museu-da-mascara-img_2129Bragança tem um património cultural e paisagístico fascinante oferecendo inúmeras oportunidades ligadas ao lazer e ao desporto, à fruição da natureza, da arte, da história e cultura trasmontanas. As principais atrações da cidade incluem o Castelo de Bragança e a Domus Municipalis, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Centro de Fotografia Georges Dussaud, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, o Museu de Abade de Baçal, e o Centro Ciência Viva de Bragança, entre outros.

Semanalmente é possível disfrutar de diferentes iniciativas culturais organizadas pelas juntas de freguesia, no Teatro Municipal, nos museus da cidade ou nas inúmeras igrejas da cidade. A feira municipal tem lugar todas as sextas-feiras e permite um contacto direto com produtores e produtos locais.

planoverde-polis-013

Os vários espaços verdes e um caminho pedonal ou ciclável ao longo do rio Fervença, no seu percurso pela cidade, são particularmente agradáveis para uma caminhada e visita ao centro da cidade velha, ao castelo e às antigas hortas ao longo do rio.

A gastronomia regional é famosa pela simplicidade, qualidade e sabor genuíno dos ingredientes, podendo ser apreciada em muitos dos restaurantes existentes dentro e fora da cidade.

Saiba mais sobre Bragança.

Miranda do Douro

img_5567Miranda do Douro é outra cidade do Nordeste Transmontano que está localizada a 86 quilómetros de Bragança, nas Arribas do Douro, que a separam da vizinha Espanha. O município preserva muitas das suas tradições locais, nomeadamente a arquitetura medieval e renascentista, a cultura Mirandesa e a linguagem própria, o Mirandês, que é a segunda língua de Portugal, oficialmente reconhecida.

img_7690