Viver num mundo global: etnobotânica, saber local e sustentabilidade

 

A Society for Economic Botany (SEB) foi criada em 1959. Desde então organiza um encontro anual (SEB Annual Meeting) que reúne pessoas interessadas nas interações entre o universo vegetal e as sociedades humanas e no conhecimento relacionado com os usos passados, atuais e potenciais das plantas.

A SEB incentiva a investigação transversal e interdisciplinar em botânica económica e integra associados de cerca de 65 países do mundo. É considerada a maior e mais respeitada organização profissional internacional, no seu âmbito. Os seus membros estudam as plantas úteis segundo diferentes perspectivas (botânica, antropológica, etnobiológica, agronómica, fitoquímica, entre outras) com o objetivo de encontrar potenciais aplicações de espécies e usos ainda desconhecidos.

Em 2017 realiza-se o 58º Encontro Anual da Society for Economic Botany, o qual terá lugar pela primeira vez na Península Ibérica. A cidade de Bragança em Portugal acolherá este evento com o tema central
Viver num mundo global: etnobotânica, saber local e sustentabilidade.

O 58º Encontro Anual da SEB é organizado em colaboração pelo Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e pela Society for Economic Botany (SEB), com a participação ativa de instituições locais, regionais, nacionais e internacionais.

O encontro de 2017 tem ainda a particularidade de destacar contactos anteriores com a Etnobiologia Hispano-Portuguesa e o objetivo de envolver o maior número possível de participantes das comunidades Hispano-Portuguesas. Assim sendo, decorrerão em simultâneo dois eventos: o 58º Encontro Anual da SEB e o II Encontro Hispano-Português de Etnobiologia.

Reunindo participantes e cientistas europeus e de outros pontos do globo, este encontro internacional é uma oportunidade única para, a nível individual ou institucional, os intervenientes partilharem experiências e estabelecerem redes de informação e de colaboração, num cenário multicultural, aprazível e amigável.

2017: há disponíveis quatro bolsas de viagem para assistir ao 58º Encontro Anual da Society for Economic Botany!
Destinatários: membros estudantes, post-doc e membros oriundos de países menos desenvolvidos (LDC/UN). Consulte as condições de elegibilidade e candidatura: http://www.econbot.org/themes/Econbot/pdfs/2017STA.pdf