História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
XVIII Semana das Ciências Agrárias
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Estação Hidrométrica do Pontão do IPB
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

O freixo (Fraxinus angustifolia Vahl) como elemento valorizador dos sistemas agro-florestais e florestal no Nordeste Transmontano


Objectivos:

Os objectivos do projecto consistem, por um lado, em continuar a avaliar o sistema agro-florestal-pastagem-freixo (Fraxinus angustifolia, Vahl), na perspectiva da melhoria das pastagens e do desenvolvimento agro-pecuário e, por outro lado, estudar os sistemas de silvicultura do freixo, decorrentes dos novos usos da terra que aconteceram por força da última reforma da PAC, conduzindo ao aparecimento de várias centenas de hectares de plantações desta espécie para produção de madeira. É ainda objectivo estudar nestes sistemas a produção de biomassa e outros recursos florestais.
No sistema pastagem-freixo pretende-se aprofundar o estudo das condições ambientais (precipitação, temperatura e radiação), o regime hídrico do solo, a transpiração e a produtividade da vegetação herbácea em áreas influenciadas ou não pela presença do freixo. Neste sistema avaliar-se-á ainda o efeito sombra e de nutrientes na produção e qualidade da vegetação herbácea, bem como o efeito da aplicação de fertilizantes na produção da vegetação herbácea e na folhagem do freixo. A inventariação das áreas ocupadas pelos sistemas com o freixo no Nordeste Transmontano e estudo dos aspectos sócio-económicos e ambientais serão alvo de estudo neste projecto. Neste contexto avalia-se a importância do freixo como espécie rípicola nas margens das linhas de água, como fonte de energia, como alimento para o gado e como produtor de substâncias medicamentosas.
No que respeita às plantações recentes proceder-se-á a aplicação de modelos e práticas silvícolas, em parcelas de demonstração, tendo em conta a valorização da madeira.
Pretende-se com esta proposta contribuir, também, para a avaliação económica (valor do uso directo associado ao uso indirecto e valor de opção mais o valor de existência) destes sistemas, criando condições para o desenvolvimento das zonas rurais e consequente melhoria do rendimento dos agricultores.

Responsável na ESA:

Prof.ª Maria do Loreto Rodrigues Martins Monteiro
Tel.: 273 303381 E-mail: loreto@ipb.pt
Departamento: Florestal

Outras Instituições Participantes:

  • Associação dos Produtores Florestais de Trás-os-Montes
  • Instituto de Conservação da Natureza - Parque Natural do Douro Internacional

Financiamento:

Programa AGRO, Medida 8, Acção 8.1

Duração:

De 2001-12-20 a 2004-12-31.