História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Organização e Gestão de Empresa


Área Científica: Ciências Sociais e Empresariais
Ano: 3º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: T 30 - PL 30 - OT 20

Objectivos/Competências adquiridas:

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

  • Conhecer os principais processos de gestão e as tarefas do gestor no contexto empresarial (empresa veterinária).
  • Ler, interpretar e analisar a informação contabilística de empresas veterinárias.
  • Calcular e interpretar indicadores de gestão e, com base nestes, analisar a situação económica e financeira das empresas veterinárias.
  • Efectuar a gestão interna dos materiais consumíveis utilizados no processo produtivo.
  • Conhecer as teorias e instrumentos utilizados no marketing.
  • Desenvolver a capacidade de liderança e relações interpessoais.
  • Pensar estrategicamente: Identificar ameaças e oportunidades do ambiente externo da empresa veterinária, detectar pontos fortes e fracos do ambiente interno e formular estratégias (SWOT).

Conteúdo da unidade curricular:

  1. Introdução
    - O que é uma organização.
    - O meio ambiente das organizações.
    - Estrutura interna das organizações.
    - A empresa: Um caso particular de organização.
    - O papel do gestor.
  2. Gestão Estratégica
    - Missão e objectivos da empresa.
    - Posicionamento da empresa face ao meio envolvente.
    - Análise do ambiente geral e específico.
    - Diagnóstico interno.
    - Estratégias empresariais.
    - Avaliação da posição competitiva da empresa.
    - Ética na empresa e nos negócios.
  3. Gestão Comercial ou Markting
    - O que é a gestão comercial (marketing management).
    - Meio envolvente da gestão comercial.
    - Estratégia comercial.
    - Análise de oportunidades.
    - Escolha dos consumidores-alvo: Segmentação do mercado.
    - Marketing-mix.
    - Implementação e controlo.
  4. Gestão de Recursos Humanos
    - Motivação.
    - Liderança.
    - Dinâmica de grupos e comunicação organizacional.
  5. Contabilidade
    - Contabilidade financeira.
    - O papel da contabilidade como instrumento de gestão.
    - Património, inventário e balanço.
    - Métodos de registo contabilístico.
    - Sistema de normalização contabilística (SNC).
    - Demonstração de resultados.
  6. Gestão Financeira
    - Definição, âmbito e objectivo da gestão financeira.
    - Análise da situação financeira da empresa.
    - Indicadores económico-financeiros.
    - Análise da estabilidade ou equilíbrio financeiro.
    - Análise da liquidez e da solvabilidade.
    - Análise da rendibilidade.
    - Indicadores de actividade.
  7. Gestão de Recursos Materiais
    - Tipos de inputs físicos utilizados no processo produtivo.
    - Gestão interna dos materiais consumíveis. Gestão de stocks.
  8. Exemplos Práticos em Empresas da Área da Veterinária
    - Trabalho Prático: Constituição de empresa da área de saúde animal (CAMVs, petshots, indústrias, entre outras)
    - Análise SWOT e estratégia de marketing-mix dos produtos/serviços de empresas veterinárias.
    - Contabilidade financeira: Património, balanço e demonstração de resultados.
    - Análise económico-financeira de empresas veterinárias.
    - Gestão de stocks (ex. matérias, fármacos e produtos de uso veterinário).

Bibliografia recomendada:

Teixeira, S., 2013. Gestão das organizações. 3ª edição, Escolar Editora, Lisboa, Portugal.
Chiavenato, I., 2010. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª edição, Elsevier, Rio de Janeiro, Brasil
Kotler, P., Armstrong, G., 2007. Princípios de marketing. Prentice-Hall, São Paulo, Brasil.
Rodrigues, J., 2010. Sistema de normalização contabilística. SNC explicado. Porto Editora, Porto, Portugal.
Neves, J., 2012. Análise e relato financeiro. Uma visão integrada de gestão. Texto Editora, Lisboa, Portugal.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;