Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão
Área Científica: Informática
Ano: 2º
Semestre: 2
Créditos: 5 ECTS
Horas de contacto: T 15 - PL 30 - OT 20
Objectivos/Competências adquiridas:
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
- Explorar as potencialidades do tratamento informático, dotando-o com conhecimentos e práticas em várias ferramentas informáticas genéricas.
- Integrar no contexto actual dos Sistemas de Informação, capacitando a intervenção conscientemente em temáticas como o planeamento, desenvolvimento,
exploração e gestão de um Sistema de Informação.
- Adquirir conceitos gerais sobre bases de dados. Arquitectura e funcionalidade de bases de dados.
- Sistemas de gestão de ficheiros e Sistemas de gestão de bases de dados. Bases de dados relacionais. Modelos abstractos para definição de bases de dados.
Modelo de Entidade e Relacionamento.
|
Conteúdo da unidade curricular:
- Sistemas Operativos
- Constituintes do SO, tipos, funções do SO, manutenção do sistema de arquivo, comunicações.
- Sistemas de Informação
- Dados e informação, sistemas de informação, planeamento e desenvolvimento de sistemas de informação.
- Aplicações Informáticas
- Microsoft Excel, fórmulas e funções, bases de dados, gráficos, macros, elementos de formulário.
- Bases de Dados
- Microsoft Access, sistemas gestores de bases de dados, modelo relacional, normalização.
|
Bibliografia recomendada:
Gouveia, F., 2014. Fundamentos de bases de dados. FCA-Editora de Informática, Lisboa, Portugal, 440 pp.
Loureiro, H., 2014. Excel 2013 Macros & VBA, curso completo. FCA - Editora de Informática, Lisboa, Portugal.
Marakas, G.M., 2007. Administração de sistemas de informação, McGraw-Hill, EUA, 537 pp.
Pogue, D., 2013. Windows 8. Missing manual. O’Reilly Media, CA, EUA, 930 pp.
Prendergast, H., 2014. Front Office management for the veterinary team. 2ª edição, Saunders Elsevier - Health Sciences Division, Filadélfia, EUA, 483 pp.
T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;
|