Processo de Eleição do Diretor da ESA

 

História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Introdução à Farmacologia e Anestesiologia


Área Científica: Ciências Veterinárias
Ano: 2º
Semestre: 1
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Os alunos devem aprender os fundamentos e conceitos gerais e específicos da Farmacologia Básica, com referência aos mecanismos de acção (da molécula ao sistema), à farmacocinética e à farmacodinâmica, à resposta clínica, aos efeitos colaterais e à toxicidade dos diferentes fármacos. Sua aplicabilidade na Terapêutica Veterinária. O perfil formativo do estudante dar-lhe-á o domínio na aplicação e execução das diferentes técnicas de administração de medicamentos. Deverá conhecer os métodos de anestesia nas diferentes espécies animais e as técnicas operatórias básicas, bem como os cuidados pré, intra e pós-operatórios, para acompanhar o Médico Veterinário.

Conteúdo da unidade curricular:

Conceito de fármaco. Princípios que regulam e a relação do fármaco com as células vivas. Farmacocinética e farmacodinamia. Farmacogenética e imunofarmacologia. Principais vias de administração dos fármacos. Mecanismos gerais de acção dos fármacos no sistema nervoso: analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios, anestésicos gerais e locais. Farmacologia dos etiotropos: antibacteriana, antimicótica e antivírica.
Introdução às técnicas de anestesia. Apoio ao Médico Veterinário na Anestesia Geral, Local e Regional nas diferentes espécies animais. Principais técnicas operatórias básicas. Cuidados pré, intra e pós-operatórios. Prevenção de riscos profissionais e tratamento de resíduos.

Bibliografia recomendada:

Fontes, E.M. e Almeida, J.M.. Cadernos de farmacologia. Edição UTAD/UTL.
Garrett, J., Osswald, W. e Guimarães, S., 1994.Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. Porto Editora.
Muir, W.W., Huber, J.A.E. Skarda, R.T. e Bendnarski, R.M., 2000. Handbook of veterinary anaesthesia.
Short, C.E., 1987. Principles practice of veterinary anesthesia.
Spinosa, H.S., Górniak, S.L. e Bernardi, M.M., 1999. Farmacologia aplicada à medicina veterinária. Ed. Guanabara/Koogan.
Wall, L.W. e Clarke, K.W., 1987. Veterinary anaesthesia. 8ª Ed.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;