História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Curso de seleção e qualificação de provadores
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Estação Hidrométrica do Pontão do IPB
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Histologia e Anatomo Patologia


Área Científica: Ciências Veterinárias
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Os alunos deverão saber aplicar as técnicas utilizadas no estudo das células e dos tecidos. Utilizar o microscópio óptico. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos da estrutura microscópica dos tecidos animais e da sua relação com as funções que desempenham. Ter um conhecimento sólido dos mecanismos celulares e moleculares que presidem ao desenvolvimento embrionário e fetal de vertebrados. Saber definir como cada órgão e/ou sistema responde às agressões de que é alvo. Distinguir e definir os tipos mais importantes de resposta às agressões de cada órgão e/ou sistema. Distinguir entre o que é normal e fisiológico e o que, não sendo normal, é irrelevante ou surge na sequência das alterações cadavéricas. Saber Identificar as lesões mais comuns e/ou mais importantes dos diferentes aparelhos e sistemas e saber estabelecer uma relação causa-efeito. Dominar as técnicas de colheita de material para exame citológico. Preparação de órgãos e tecidos para corte histológico e colorações.

Conteúdo da unidade curricular:

Considerações gerais sobre histologia. Tecidos animais: tecido epitelial e glandular, tecido conjuntivo, tecido adiposo, tecido cartilagíneo, tecido ósseo, tecido muscular e nervoso. Constituição do sangue e origem do sistema imunitário. Conceitos de embriologia: organização dos embriões nos vertebrados. Estados iniciais do desenvolvimento em aves e mamíferos. Membranas extra embrionárias e placentação. Conceitos e mecanismos do desenvolvimento. Preparação de órgãos e tecidos para corte histológico e colorações. Os alunos deverão ser capazes de fazer preparações destinadas a permitir um diagnóstico anatomo patológico. Observação microscópica de lâminas de células, tecidos, órgãos, sãos e com lesões. As principais lesões microscópicas.

Bibliografia recomendada:

Carlton, W.W., Donald, M., McGavin, M.D. & Zachary, J., 2000. Thomson’s special veterinary pathology. 3ª Edição, Editora: Mosby, U.S.A..
Climent, S., Sarasa, M, Domínguez, L., Muniesa, P. & Terrado, J., 1998. Manual de anatomía y embriología de los animales domésticos – conceptos básicos y datos aplicativos. Editorial Acribia S.A..
Junqueira, L.C. & Carneiro, J., 2004. Histologia básica. 10 Ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.
Ubb K.V.F, Kennedy P.C. & Palmer N., 1993. Pathology of domestic animals. 4th Edition. San Diego. Academic Press.
Young, B. & Heath, J.W., 2000. Functional histology. A text and colour atlas. 4th Ed. Churchill Livingstone, Edinburgh.
Outros a indicar nas aulas.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;