História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
II Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Etologia e Bem-Estar Animal


Área Científica: Ciências Veterinárias
Ano: 1º
Semestre: 1
Créditos: 5 ECTS
Horas de contacto: 24 TP, 15 TC, 6 S, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Dotar os alunos de conhecimentos relativos ao comportamento e bem-estar animal, fundamentais tanto do ponto de vista produtivo como da clínica veterinária. Saber distinguir os comportamentos normais dos anormais, assim como identificar e interpretar os múltiplos sinais de bem-estar, conhecendo os mecanismos fisiológicos que estão na sua génese e quais as suas consequências para a Produção Animal e a Clínica Veterinária. Saber prevenir e corrigir situações geradoras de comportamentos anormais e de níveis de bem-estar reduzidos e de falta de segurança para quem trabalha com animais. Conhecer os efeitos das orientações comunitárias, em matéria de bem-estar animal, sobre a produção animal e a clínica veterinária portuguesa.

Conteúdo da unidade curricular:

Princípios e fundamentos da etologia. Evolução filogenética do cérebro e seus efeitos sobre o comportamento animal e os processos adaptativos. Sistema neuro-endócrino (integração/modulação dos estímulos ambientais). Mecanismos de aprendizagem e sua influência sobre o comportamento. Domesticação vs. comportamento. Manifestações do comportamento: organização social e comportamentos agonístico, investigatório, ingestivo, eliminativo, sexual, parental e de descanso. Sistemas de exploração vs. comportamento. Definições e conceitos base de bem-estar animal. O bem-estar nas principais espécies de interesse zootécnico, de companhia e silvestres. Stress. Comportamentos anormais. Avaliação do bem-estar animal: respostas a curto e a longo prazo. Consequências das orientações comunitárias em matéria de bem-estar animal sobre a produção animal e a clínica veterinária portuguesa. Aplicação de técnicas de aproximação, manipulação e contenção de animais, tendo em conta o bem-estar animal e a segurança das pessoas envolvidas.

Bibliografia recomendada:

Apontamentos do Docente.
Dantzer, R. e Mormède, P., 1984. El stress en la cría intensiva del ganado. Editorial Acribia, Saragoça, Espanha, 130 pp..
Fraser, A.F., 1996. Farm animals behaviour and welfare. CABI Publishing, Oxford, Reino Unido, 448 pp..
Jensen, P., 2002. The Ethology of domestic animals: an introductory text. CABI Publishing, Oxford, Reino Unido, 240 pp..
Keeling, L. e Gonyou, H., 2001. Social behaviour in farm animals. CABI Publishing, Oxford, Reino Unido, 432 pp..
Rochlitz, I., 2005. The welfare of cats. Series: Animal Welfare, Vol 3, XXI, Editora Springer, Berlim, Alemanha, 283 pp..
Stafford, K., 2006. The welfare of dogs. Series: Animal Welfare, Vol 4, Editora Springer, Berlim, Alemanha, 290 pp..
Artigos científicos disponibilizados na B-Online.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;