História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Curso de seleção e qualificação de provadores
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Estação Hidrométrica do Pontão do IPB
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Fitotecnia Geral


Área Científica: Produção Agrícola e Animal
Ano: 2º
Semestre: 2
Créditos: 7 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 10 PL, 14 TC, 6 S, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Objectivos: adquirir conhecimentos relativamente: aos subsectores de actividade agrícola em geral; conhecer: o funcionamento do principal equipamento agrícola; os métodos de cálculo da capacidade de trabalho e custos de utilização do equipamento agrícola; efectuar as regulações necessárias ao funcionamento do equipamento agrícola; identificar problemas de funcionamento do equipamento e perspectivar a sua solução; planear o uso do equipamento, tendo em conta as condições de segurança no trabalho e a prevenção de riscos; escolher o equipamento mais adequado às diferentes operações culturais, tendo em conta as condições económicas e a conservação dos recursos naturais. Saber aplicar os conhecimentos de ecologia, morfologia e fisiologia das espécies estudadas à selecção das mais adaptadas a determinadas condições ecológicas e à selecção do maneio mais adequado às diferentes culturas; - capacidade para planear e instalar um sistema de produção pratense e forrageiro adequado a determinadas condições ecológicas e a uma determinada produção pecuária; - capacidade para gerir o maneio das pastagens e forragens no sentido de optimizar a sua rentabilidade (consumo, factores de produção e técnicas culturais).

Conteúdo da unidade curricular:

Os subsectores da actividade: caracterização geral, expressão geográfica e económica, conjuntura e perspectivas. Suas ligações à produção Animal. Sistemas de cultura: tecnologia do solo, rotação e afolhamento, práticas culturais. Motores: Conceitos fundamentais sobre os motores de combustão interna. Tractores: Principais tipos. Mecanização das operações culturais: Equipamento de preparação do terreno. Equipamento de fertilização, sementeira e plantação. Equipamento para protecção e defesa das culturas. Equipamentos de colheita (forragens, grãos e frutos). Sistemas automáticos de informação no controlo do equipamento agrícola e sua aplicabilidade em agricultura de precisão.Custos de utilização do equipamento agrícola.Enquadramento das forragens e das pastagens na agricultura. Fundamentos da produção de forragens e pastagens. Morfologia e fisiologia do crescimento de gramíneas e leguminosas em zonas temperadas. Classificação botânica, características morfológicas e principais exigências edafo-climáticas das espécies pratenses e forrageiras incluídas nos vários grupos de pastagens e forragens. Implantação de pastagens e forragens. Maneio de pastagens e forragens. Pastagens de montanha (Lameiros). Conservação de forragens.

Bibliografia recomendada:

Arnal Atares; A. Laguna Blanca, 2005. Tractores y Motores Agrícolas. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
Diehl, R; Box, J. M. M., 1985. Fitotecnia General. Ed. Mundi-Prensa. Madrid.
Éliard, J. L., 1979. Manual Geral de Agricultura. Publicações Europa América
Moreira, N. 2002. Agronomia das forragens e pastagens. Ed. UTAD, Vila Real, 183 pp
Ortiz-Cañavate, 2005. Tractores Técnica y Seguridad. Ediciones Mundi-Prensa, Madrid.
Pearson, C.J. & Ison, R.L. 1997. Agronomy of Grassland Systems. Cambridge University Press, 2ª Ed, Cambridge, 222 pp.
Peeters, A. 2004. Wild and sown grasses. FAO and Blackwell Publishing, Rome, 311 pp.
Pires, J.M.; Pinto, P.A. & Moreira, N. 1992. Lameiros de Trás-os-Montes. Perspectivas de futuro para estas Pastagens de Montanha. Série Estudos Escola Superior Agrária de Bragança, IPB, 96 pp.
Trindade, H. 1991 Identificação de espécies pratenses e forrageiras. Série Didáctica - Ciências Aplicadas, nº 20. UTAD, Vila Real, 57 pp.
Villax, E.J. 1963. La culture des plantes fourragères dans la région méditerranéenne occidentale. Ed. INRA, Rabat, 641 pp.


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;