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Introdução às Ciências Sociais


Área Científica: Ciências Sociais e Empresariais
Ano: 2º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 16 PL, 8 TC, 6 S, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

O objectivo desta disciplina é o de iniciar os alunos no conhecimento das Ciências Sociais, nomeadamente, em Sociologia e Economia. O aluno deverá ser capaz de: Sociologia: Realizar uma primeira abordagem às Ciências Sociais; Utilizar ferramentas fundamentais na sua formação e futura actividade profissional, (nomeadamente manipulação e utilização de dados estatísticos e competências ao nível da construção de questionários de inquérito e condução de entrevistas). Reflectir sobre a Sociologia do Trabalho as principais questões colocadas aos profissionais actualmente. Economia: Conhecer os princípios da economia e adquirir uma visão das questões económicas ao nível da empresa e ao nível agregado. Compreender a complexidade do funcionamento dos sistemas económicos. Perceber a interdependência entre países e os benefícios do comércio externo. Utilizar as principais ferramentas da Economia: interpretação de gráficos e tabelas, resolução de problemas com utilização de linguagem matemática, análise de resultados de modelos, entre outros.

Conteúdo da unidade curricular:

Módulo de Sociologia: 1. Uma visão global sobre as Ciências Sociais: Objecto; Pluralidade das C. Sociais; Campo de acção da Sociologia. 2. Métodos e Técnicas em Ciências Sociais (Técnicas de Fontes Documentais – Análise de conteúdo; Técnicas Vivas (Entrevista, Inquérito por questionário, Observação Participante; 3. Sociologia do Trabalho: Trabalho; Economia; Divisão do trabalho; Desemprego; Construção da Identidade Profissional.
Módulo de Economia: 1. Introdução aos conceitos e aos problemas económicos. 2. Instrumentos da organização económica. 3. Contabilidade nacional. 4. Oferta e procura. 5. Teoria do consumidor. 6. Teoria da empresa.

Bibliografia recomendada:

Sociologia:
Claude Dubar (1997), “A Socialização. Construção das Identidades sociais e Profissionais”. Colecção Ciências da Educação. Nº 24. Porto Editora.
Grawitz, Madelaine, “Méthodes en Sciences Sociales’’, Précis Dalloz, 9ª édition, Paris, 1993.
Giddens, Annthony, “Sociologia”, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ªedição, Lisboa. 2000.
Nunes, A. Sedas (1987), “Questões Preliminares sobre as Ciências Sociais”, Editorial Presença, 9ª edição, Lisboa.
Silva, Augusto S. e Pinto, José M. (org.) (1986), “Metodologia das Ciências Sociais”. Biblioteca das Ciências e do Homem, Edições Afrontamento, Colecção Sociologia, Epistemologia, nº 6. Lisboa.
Economia:
Frank, R. Bernanke, B. “Princípios de economia”; McGraw-Hill; 2003.
Mankiw, G., “Principles of Economics”, Harcourt College Publishers, 2001.
Neves, J. “Introdução à Economia”, 5ª Edição,Verbo, Lisboa, 2000
Samuelson, P., “Economia”, 14ª Edição, McGraw Hill, S. Paulo, 1993


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;