História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Curso de seleção e qualificação de provadores
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Estação Hidrométrica do Pontão do IPB
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Informática


Área Científica: Informática
Ano: 1º
Semestre: 1
Créditos: 5,5 ECTS
Horas de contacto: 45 TP, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

Introduzir o aluno na exploração das potencialidades do tratamento informático, dotando-o com conhecimentos e práticas em várias ferramentas informáticas genéricas, proporcionando-lhe desta forma, os meios para a prossecução dos objectivos globais do curso, bem como um acompanhamento de vanguarda dos avanços tecnológicos.
Pretende-se integrar o aluno no contexto actual das tecnologias de informação e comunicação, capacitando-o para intervir conscientemente em temáticas como a Internet, multimédia, intranets, extranets, e-learning, consulta a base de dados remotas, etc. Pretende-se habilitar o aluno com a capacidade de desenvolver algoritmos e métodos de raciocínio que lhe permitam a obtenção de soluções lógicas para determinados problemas e a sua concretização com base em ferramentas de referência. Determinar soluções aproximadas de problemas complexos usando apenas as operações mais simples da aritmética. Desenvolver algoritmos com aplicação computacional que automatizem a obtenção de resultados usando métodos numéricos iterativos e directos.
Familiarização com uma aplicação de cálculo numérico e simbólico e de visualização de dados. Aplicação prática de conhecimentos matemáticos, recorrendo aos métodos numéricos, utilizando as tecnologias actuais para resolução de problemas de engenharia, nomeadamente a resolução numérica de problemas científicos e de engenharia; Modelação numérica; Simulação; Optimização; Utilização de software para cálculo científico. Aplicar conceitos básicos de estatística a situações concretas com base em ferramentas informáticas de referência. Formalizar e aplicar correctamente problemas que envolvam o resultado de experiências aleatórias.

Conteúdo da unidade curricular:

Introdução à Informática: Conceitos básicos; Definição de Sistema Informático; Periféricos; Arquitectura e funcionamento de um computador; Processadores, Memória, Entrada/Saída, Codificação binária.
Sistemas operativos: Constituintes do SO, Tipos, Funções do SO, Manutenção do sistema de arquivo, Utilitários, Comunicações.
Internet: Notas históricas; TCP/IP e DNS; Serviços (e-mail, www, ftp, chat, outros serviços); Pesquisas de Informação; Segurança; Conceito de e-learning; Estrutura de um site; Frontpage (elaboração de uma página pessoal).
Aplicações informáticas: (Tópicos Avançados de Office) ¬ Processador de texto Microsoft Word; Ferramentas para incremento de produtividade: Estilos, Geração automática de índices, Modelos de documentos, Secções; Documentos on-line, publicações Internet: Hiperligações; Integração de documentos com bases de dados: Impressão em série; Folha de cálculo Microsoft Excel; Utilização de fórmulas e funções; Bases de dados monotabela; Elaboração e edição de gráficos; Macros; Elementos de formulário.
Noções de algoritmia: Conceitos básicos e terminologia; Algoritmos e programas; Fluxogramas; Estruturas algorítmicas; Estruturas de dados; Modularização.
Abordagem computacional aos métodos numéricos e estatística: Fundamentos e propriedades de algoritmos numéricos relevantes em Engenharia, Noções de métodos numéricos na solução de problemas matemáticos e aplicados a Engenharia; Compreensão das vantagens e desvantagens do uso de métodos numéricos alternativos; Reconhecer a importância das estimativas de erro e saber usar critérios de erro

Bibliografia recomendada:

Vitor Beça e João Silva Castelo, Fundamental do Windows 2000, FCA.
Maria João Sousa, Sérgio Sousa, Microsoft Office 2000 sem fronteiras, F C A-Editora Informática.
Isabel Vaz, Word XP e 2000, F C A-Editora Informática.
Adelaide Carvalho, Exercícios Resolvidos com Excel XP e 2000, F C A-Editora Informática.
Craig Stinson, Running Microsoft Windows 2000 Professional, McGraw-Hill de Portugal.
Isabel Vaz, Domine a 110% Word 2003, 972-722-430-X.
Heitor Pina, Métodos Numéricos, McGraw-Hill de Portugal. ISBN 9728298048
Francis Scheid, Análise Numérica, McGraw-Hill de Portugal ISBN: 9729241198
Burden, Richard L., Numerical analysis. ISBN: 0-534-38216-9
Chapra, Steven C.; Numerical methods for engineers. ISBN: 0-07-112180-3
Ross, Sheldon M.; Introduction to probability and statistics for engineers and scientists. ISBN: 0-12-598472-3


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;