Processo de Eleição do Diretor da ESA

 

História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Física


Área Científica: Ciências Físicas
Ano: 1º
Semestre: 2
Créditos: 6 ECTS
Horas de contacto: 30 T, 30 PL, 20 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

A disciplina de Física visa dar uma formação geral numa área de conhecimentos que, de alguma forma, atravessa de forma transversal todos os outros ramos do conhecimento dos cursos ministrados nesta escola.
Procura-se, nesta disciplina, estabelecer a ligação entre as ideias e alguns fenómenos físicos, mostrando como os conhecimentos de Física contribuem para a melhor compreensão de algumas aplicações tecnológicas.
Os alunos aprovados deverão ser capazes de:

  • Dominar os principais conceitos que são o berço da Física, isto é, os principais conceitos de Mecânica, pois estes são a pedra angular de qualquer compreensão da Física;
  • Reconhecer posteriormente os conceitos adquiridos como subjacentes a outras áreas do saber, principalmente em disciplinas de engenharia, e saber aplicá-los e articulá-los;
  • Aplicar os conhecimentos em situações práticas concretas;
  • Encarar a Física como uma ferramenta essencial à compreensão do real e à acção sobre este, nomeadamente em aplicações tecnológicas, procura de novas aplicações, investigação científica, etc.

Conteúdo da unidade curricular:

Mecânica: Grandezas Físicas; Álgebra Vectorial; Cinemática; Dinâmica; Estática; Trabalho e Energia; Impulso e Quantidade de Movimento; Conservação de Energia.
Termodinâmica: Sistemas Termodinâmicos; Teoria Cinética; Lei Zero da Termodinâmica; Primeira Lei; Transformações/Calor Específico; Segunda e Terceira Leis; Entropia e últimas leis.
Fluidos: Algumas propriedades físicas; Equação Fundamental da Hidrostática; Princípio de Arquimedes; Princípio de Pascal; Equação da Continuidade; Equação de Bernoulli; Regimes de Escoamento; Fluidos Reais: Equação de Poiseuille e Equação de Stokes; Exemplos Aplicados a Seres Vivos.
Electricidade e Magnetismo: Cargas e Forças Electrostáticas. Tensão, Corrente e Resistência Eléctrica. Circuitos Simples. Magnetismo. Funcionamento de Motores, Geradores e Transformadores Eléctricos. Noções de Segurança em Equipamentos Eléctricos. Fluidos Biológicos e Bioelectricidade.

Bibliografia recomendada:

Alonso M., Finn E. J.; 1999; Física; Addison-Wesley
Haliday D., Resnick R. e Walker; 1996; Fundamentos de Física; Volume 1, 2 e 3 4ª Edição; Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
Haliday D., Resnick R., Walker J.; 2001; Fundamentals of Physics, 6ª Edição; John Wiley
Keller F. J., Gettys W. E. e Skove M. J.; 1997; Física; Volume 1 e 2; Makron Books
Resnick R. e Halliday D.; 1984; Física; Volume 1, 2 e 3; 4ª Edição; Livros Técnicos e Científicos Editora
Resnik, Halliday, Krane; 2002; Physics; 5ª Edição; Wiley & Sons, Inc.
Roberson J. A., Crowe C. T.; 1997 Engineering Fluid Mechanics; 6ª Edição; Wiley & Sons
Sears, Zemansky, Young e Freedman; 2003; Física, Volumes 1; 2 e 3 10ª Edição Addison Wesley
Sears, Zemansky e Young;1983; 1 Mecânica da Partícula e dos Corpos Rígidos; 2 Mecânica dos Fluidos. Calor. Movimento Ondulatório; 3 Electricidade e Magnetismo; 2ª Edição; Livros Técnicos e Científicos Editora
Smit A. J.; 2000; A Physical Introduction to Fluid Mechanics; Wiley & Sons
Existe ainda produção de materiais próprios para a disciplina (Apontamentos e Problemas) que estão disponíveis na Internet, na página do grupo de Física: www.esa.ipb.pt/grupofis .


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;