Eleição das Comissões de Curso da ESA – 2017

 

História, localização e infra-estruturas.

Os serviços e as pessoas.

Organização, departamentos e centros de recursos.

CET, Licenciaturas e Mestrados.

Programas e projectos de investigação.

Apoio e transferência de conhecimento.

A atmosfera, as instalações, as pessoas.

Acontece na ESA.

 

Blogue Notícias ESA
IPB.Virtual - plataforma de e-learning e de e-research
Clima na Escola Superior Agrária de Bragança
Portal Candidato IPB
Ligações B-ON - Biblioteca do Conhecimento OnlinePlataforma DeGóis - Plataforma Nacional de Ciência e TecnologiaCampus Virtual IPB

Seminário


Área Científica: Produção Agrícola e Animal
Ano: 2º
Semestre: 1
Créditos: 8 ECTS
Horas de contacto: 4 S, 30 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

O Seminário tem os seguintes objetivos:
- Estimular a criatividade, o sentido crítico e o interesse pelo conhecimento;
- Desenvolver capacidades de comunicação oral e escrita;
- Familiarizar os estudantes com metodologias de pesquisa, análise e interpretação de informação bibliográfica;
- Familiarizar os alunos com a organização e as técnicas de escrita de documentos científicos;
- Complementar os conhecimentos dos mestrandos em tópicos chave de agricultura tropical;
- Direcionar os mestrandos para o trabalho individual a desenvolver na Dissertação de Mestrado.

Conteúdo da unidade curricular:

Módulo I: Organização de comunicações escritas e orais – estrutura de artigos e relatórios científicos. Escrita científica. Bases de dados bibliográficas e programas de pesquisa bibliográfica (ex. ISI; CAB Abstracts, b-on Biblioteca do conhecimento on-line). Ferramenta para a gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias (ex. EndNote);
Módulo II: Participação em Workshops/Seminários/Visitas de estudo no âmbito da agricultura tropical;
Módulo III: Dissertação de Seminário – preparação de um trabalho escrito e da respetiva comunicação oral sobre um tema de agricultura tropical, de preferência relacionado com a Dissertação de Mestrado.

Bibliografia recomendada:

Barros, AS (2003) Aspectos comportamentais na actividade profissional. Seminário “As reformas do Ensino Superior e as Competências Profissionais”. Ordem dos Engenheiros.
Booth, V (1993) Communicating in science ? Writing a scientific paper and speaking at scientific meetings. Cambridge University Press.
Madeira AC, Abreu MM (2004) Comunicar em Ciência: como Redigir e Apresentar Trabalhos Científicos. Escolar Editora.
Simão V, Santos M, Costa A (2005) Ambição para a Excelência. A oportunidade de Bolonha. Gradiva.
http://ec.europa.eu/research/conferences/2004/cer2004/pdf/rtd_2004_guide_success_communication.pdf


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;