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Gestão da Fertilidade do Solo em Regiões Tropicais


Área Científica: Produção Agrícola e Animal
Ano: 1º
Semestre: 1
Créditos: 5 ECTS
Horas de contacto: 25 T, 25 PL, 4 OT

Objectivos/Competências adquiridas:

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de, relativamente aos solos das regiões tropicais:
Conhecer as suas principais características e principais limitações em termos de fertilidade do solo;
Conhecer a dinâmica dos nutrientes no solo;
Conhecer a importância da biologia do solo para a disponibilidade de nutrientes;
Conhecer as técnicas de diagnóstico da fertilidade do solo e do estado nutritivo das culturas;
Identificar os fatores envolvidos na gestão de nutrientes.
Identificar fatores de degradação ambiental e conhecer estratégias para mitigar impactes ambientais negativos.

Conteúdo da unidade curricular:

1. Propriedades físicas e químicas dos solos tropicais; limitações à sua fertilidade.
2. Dinâmica de nutrientes (carbono, azoto, fósforo, …)
3. Biologia dos solos tropicais;
4. Técnicas de diagnóstico da fertilidade do solo e do estado nutritivo das culturas;
5. Gestão da fertilidade em solos tropicais

Bibliografia recomendada:

Alley MM; Vanlauwe B. 2009. The role of fertilizers in integrated plant nutrient management. IFA, CIAT,TSBFI.Paris
Black CA. 1993. Soil fertility evaluation and control. Lewis Publishers
Bardgett R. 2005. The biology of soil. A community and ecosystem approach. Oxford Univ Press
Hartemink AE. 2006. Assessing soil fertility decline in the tropics using soil chemical data. Advances in Agronomy 89: 179-225
Havlin JL, Tisdale SL, Nelson WL, Beaton JD. 2004. Soil fertility and fertilizers: An introduction to nutriente management. Prentice Hall
Juo ASR, Franzluebbers K.2003. Tropical Soils: Properties and Management for Sustainable Agriculture. Oxford Univ. Press
van Wambeke AP, Nachtergaele F. 2004. Properties and management of soils of the tropics. FAO Land and Water Digital Media 24. FAO, Rome


T = teóricas; TP = teórico-práticas; PL = ensino prático e laboratorial; TC = trabalho de campo; S = seminário; E = estágio; OT = orientação tutória;